Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Comissão de Direito Militar encerra projeto com aula magna do Ministro do STM, José Barroso Filho

Comissão de Direito Militar encerra projeto com aula magna do Ministro do STM, José Barroso Filho

A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) recebeu o Ministro do Supremo Tribunal Militar, José Barroso Filho, para a Aula Magna do Projeto “Atualização com grandes autores”, promovida pela Comissão de Direito Militar (CDM), em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento ocorreu na terça-feira (29), no Plenário da OAB-CE, com transmissão ao vivo pela plataforma da ESA-CE.

A Aula Magna, com o tema “Os desafios do desenvolvimento: a complexa integração entre o político, o social, o econômico e o jurídico”, marcou o encerramento do projeto “Atualização com Grandes Autores em Direito Militar”, que contou com uma série de 10 minicursos online e gratuitos, promovidos pela CDM durante o ano de 2022, em parceria com a Procuradoria de Justiça Militar em Fortaleza e a ESA-CE.

“Neste ano, a Comissão de Direito Militar deu um foco especial na capacitação da advocacia, buscando nivelar conhecimento e promover uma atualização para a advocacia militarista. Ao todo, foram 16 grandes autores em Direito Militar e concluímos este projeto com chave de ouro, contando com a presença do ministro José Barroso Filho, autor de vários artigos científicos e trabalhos com ampla temática jurídica”, pontuou a presidente da CDM, Susi Castro.

A mesa de abertura do evento foi presidida pela vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, que enalteceu a realização do projeto e das ações da Comissão de Direito Militar. “Hoje temos a honra de ter conosco o ministro José Barroso Filho para este momento ímpar de integração e aprendizado”, disse na abertura do evento.

O Tesoureiro da ESA-CE e Coordenador Geral Adjunto das Comissões da OAB-CE, Raphael Castelo Branco, almejou “que as discussões trazidas pelo ministro possam motivar a advocacia e a sociedade cearense a pensar de fato alternativas de desenvolvimento a partir da integração destes prismas: o político, o social, o econômico e o jurídico”.

Durante a abordagem do tema central da aula magna, o ministro José Barroso Filho fez uma reflexão acerca da análise da atual conjuntura “que não pode ser feita só por uma lente monotemática”. E ressaltou: “este evento é promovido pela OAB-CE e o direito em si não vai dar conta de um real encaminhamento sustentável em relação ao futuro. Talvez a maior responsabilidade seja buscar normatizar de mãos dadas com os outros domínios, político, social e econômico. Não existe uma apreciação dissociada uma da outra”, explicou.

Finalizando o evento, a presidente da Comissão de Direito Militar prestou homenagem ao Ministro José Barroso Filho.

A Aula Magna contou ainda com a participação do pró-reitor de planejamento e administração da UFC, Almir Bittencourt da Silva, representando o reitor da UFC e da vice-diretora da Faculdade de Direito da UFC, Camilla Colares. Também registraram entre os presentes a advogada da União, Natasha Machado, e a comandante do Colégio Cívico-Militar Batalha do Riachuelo, Renata Sampaio.

O evento teve a apresentação musical da banda de música do Colégio Cívico-Militar Batalha do Riachuelo.