Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Advogado Frederico Cortez citado em tese de doutorado em Direito Comercial pela PUCSP como referência bibliográfica

Advogado Frederico Cortez citado em tese de doutorado em Direito Comercial pela PUCSP como referência bibliográfica

A tese de doutorado em Direito Comercial intitulada “A Produção de Obra Resultante da Inteligência Artificial”, publicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), cita o advogado do Ceará Frederico Cortez como uma de suas referências bibliográficas.

O trabalho acadêmico jurídico foi defendido pela advogada paulista Dra. Heloísa Augusta. Especialista pela USP, Mestre pela Unimep, Doutora pela PUC-SP, mediadora, conciliadora e professora Universitária.

A produção acadêmica em Direito Comercial tem como tema a inteligência artificial do Chat GPT e direito autoral em propriedade intelectual. No caso, advogado Cortez escreveu o artigo de opinião jurídica “O direito autoral na inteligência artificial do ChatGPT”, que trata sobre a inteligência artificial do Chat GPT e direito autoral em propriedade intelectual.

A tese de doutorado derivou para o artigo científico “Mineração de Dados e Direito Autoral no Brasil: Uma análise do enquadramento Legal da Tecnologia de ChatGPT em Hipóteses de Uso Livre”, publicado pela prestigiada Revista jurídica científica Rede de Direito Digital, Intelectual & Sociedade (RRDDIS).

As produções jurídicas científicas citam advogado Frederico Cortez, na passagem sobre a análise em que ele faz acerca da aplicação da IA no direito autoral:

– “Observa-se, portanto, a possibilidade de utilizar a IA para criação de conteúdo baseado no conceito aprendizado por reforço e processamento de linguagem neural (NLP). Isso porque a ferramenta é capaz de responder perguntas e criar conteúdo.  Em decorrência dessa possibilidade de criação, questiona-se sobre a viabilidade de aplicação da Lei de Direitos Autorais (LDA) no ChatGPT (CORTEZ, 2023)”

– “Cortez, por sua vez, opina pela caracterização do ChatGPT como sendo um repositório online de produção intelectual plagiada, apresentando uma nova perspectiva sobre a obra intelectual no meio digital, não sendo possível considerá-la como autor (CORTEZ, 2023).

Links:

Tese doutorado: https://repositorio.pucsp.br/handle/handle/39319

Artigo científico: https://revista.ioda.org.br/index.php/rrddis/article/view/87/54