Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Presidente da ESA-CE apresenta principais pontos do Direcionamento Estratégico da Escola na sessão do Conselho Seccional da OAB-CE

Presidente da ESA-CE apresenta principais pontos do Direcionamento Estratégico da Escola na sessão do Conselho Seccional da OAB-CE

Com o objetivo de prestar contas com o Conselho Seccional da OAB-CE, o presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), Eduardo Pragmácio Filho, participou da 1ª Sessão Ordinária realizada na quinta-feira (23) e apresentou os principais pontos do Direcionamento Estratégico da Escola para 2023.

A fala de Pragmácio foi antecedida pelo presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, que ressaltou o empenho da Ordem e da Escola para a implantação da Anuidade Boomerang, por meio dos cursos da ESA-CE.

“Já estamos trabalhando desde o ano passado para incluir o Sistema Boomerang nos cursos da ESA-CE. Algo que já tratamos aqui na sessão do Conselho. Como os cursos são gratuitos, muito advogados se matriculam mas, não participam. E acaba tomando a vaga de alguém que poderia estar se capacitando efetivamente. Então, a ideia é que os cursos possam permanecer sem custo financeiro para advogadas e advogados, mas que possamos cobrar pelos cursos, até para permitir que aqueles que não são da advocacia possam participar e gerem fonte de receita para ESA-CE”, explicou Erinaldo Dantas.

 

A proposta é uma das ações do Direcionamento Estratégico da Escola para cumprir com o objetivo de alcançar autonomia financeira da ESA-CE. “Para isso, a gente precisa implementar a Anuidade Boomerang e estamos enfrentando todos os desafios tecnológicos, da LGPD e da implementação de sistemas integrados entre OAB-CE e ESA-CE para que possamos entregar isso ao longo desta gestão”, pontuou Pragmácio.

Em sua apresentação, o presidente da ESA-CE ressaltou o encontro com lideranças da OAB-CE, ESA-CE e CAACE em um dia de integração e construção colegiada do Direcionamento Estratégico das ações da Escola. O encontro mensal com as Subsecções da ESA-CE para o monitoramento, estabelecimento de metas, treinamento para a automação das ações no interior e planejamento de projetos também foi destacado por Pragmácio. “Uma de nossas metas para este ano comemorativo é a realização de 90 ações educacionais no interior”, destacou.

Como prestação de contas, Pragmácio apresentou o relatório ESA em Números, mostrando os resultados alcançados em 2022 e os dados de janeiro e da primeira quinzena de fevereiro deste ano.

Durante a apresentação, o presidente da Escola fez a divulgação para as ações educacionais que ocorrerão nos próximos meses, na capital e interior, com um convite especial aos Conselheiros para o lançamento da primeira edição online da Revista Jurídica da OAB-CE e ESA-CE, que ocorrerá no próximo dia 28 de fevereiro, às 18h, no auditório da Ordem cearense.

“Este na verdade é o relançamento da Revista Jurídica que há vinte anos estava parada. Montamos o Conselho Editorial da Revista, que tem a frente o Conselheiro Reginaldo Vilar, fizemos o edital, lançamos e recebemos os artigos que comporão a primeira edição eletrônica da Revista. Convido a todos que participem também com suas contribuições, pois o edital está sempre com chamadas abertas e sempre estaremos recebendo estes artigos que serão publicados semestralmente. ”

O presidente da OAB-CE aproveitou a oportunidade para anunciar que, em breve, estariam divulgando a seleção para Bolsas de Estudo integrais para cursos de pós-graduação. “Estamos finalizando a negociação com o Conselho Federal para uma pós-graduação que pode ser em Direito Previdenciário ou Direito Penal”, anunciou Dantas.

Pragmácio encerrou sua participação frisando que as ações apresentadas na sessão representavam um trabalho realizado por uma gestão colegiada e agradeceu a confiança que o Conselho depositou na atual gestão.