OAB-CE inaugura auditório Hugo de Brito Machado, com palestra sobre Crimes Cibernéticos
Tendo em vista o aumento nos casos de Crimes Cibernéticos no Estado do Ceará e no Brasil, a OAB-CE realizou, na última segunda-feira, uma palestra de discussão sobre o tema. O evento foi o primeiro a ocorrer no recém-inaugurado auditório Hugo de Brito Machado, na sede da Ordem. A realização ficou a cargo da Comissão de Direito Penal da seccional cearense, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA-CE).
O presidente da OAB-CE compareceu à discussão, comentando acerca da importância do debate. “Um evento tão cheio e com um tema que diz respeito a todos nós advogados. Precisamos aprender a coletar provas e a proteger nossas carreiras e nossos clientes desta nova ameaça. Excelente iniciativa que inaugura este novo espaço, nomeado em homenagem a um grande educador, e que sediará diversas palestras de capacitação e aperfeiçoamento da classe”, disse Erinaldo Dantas.
A ESA-CE esteve representada pelo seu presidente, Raphael Castelo Branco, que reforçou o papel do braço educacional da Ordem em parceria com as Comissões Temáticas. “Nosso intuito é fazer com que o conhecimento seja democrático, através de cursos gratuitos e abertos. É um trabalho em conjunto. Recebemos muitas demandas de comissões, como esta, que foi excepcional, e damos encaminhamento ao debate. Hoje, são mais de 20 mil inscritos em nossa Escola, um número que nos dá muito orgulho”, comentou o advogado, vice-coordenador das Comissões Temáticas.
Segundo o Presidente da Comissão de Direito Penal da seccional, a atuação da OAB no combate à problemática deve ser direta, visando um atenuamento dos casos. “Nos dias de hoje, dificilmente não conhecemos alguém que não foi alvo de algum crime cibernético. No evento, tivemos a oportunidade de discutir o tema sob várias perspectivas, na medida em que se contou com a exposição de um delegado de polícia civil, de uma advogada criminalista e, ainda, de um professor especialista em direito digital”, afirmou Matheus Braga.
Participaram da mesa como palestrantes, o presidente da Comissão de Direito Digital, João Araújo Monteiro Neto; a conselheira seccional, Sandrelle Jorge e o Delegado de Polícia titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC/PCCE). Já como debatedor, além de Matheus Braga, estava presente o conselheiro jovem da OAB-CE, Plinyo Paccioly.