Pesquisar
Close this search box.

ESA-CE inaugura nova sala com homenagem à pioneira da advocacia, Lucrécia Pinho

A diretoria da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) realizou na tarde dessa quarta-feira (21), a inauguração da Sala Multiuso Lucrécia Pinho, novo espaço do braço educacional da OAB Ceará, na sede da instituição. Durante o evento foi descerrada a placa em homenagem à primeira mulher advogada inscrita na OAB-CE, Lucrécia Pinho, que nomeia a sala.

Localizada no térreo da sede da OAB-CE, a sala passou por reforma, com modernização de melhorias estruturais para proporcionar maior conforto e versatilidade para as ações educacionais desenvolvidas pela ESA-CE. O novo espaço foi projetado para atender às diversas necessidades da advocacia, seja para atividades extracurriculares, reuniões, eventos culturais ou encontros pedagógicos.

“O objetivo é ser uma sala disruptiva para a gente sair do mesmo e refletir como deve ser criado um método de educação. Acreditamos que a educação de qualidade é transformadora e, por meio da atuação da Escola, estamos proporcionando que muitos profissionais mudem suas realidades e de suas famílias. A homenagem à Lucrécia é reconhecimento a esta advogada que revolucionou e inspirou muitas mulheres a seguir o mesmo caminho”, disse o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas.

Para o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, este é “um momento importante em que a Escola ratifica o seu compromisso com a melhoria das suas próprias instalações, bem como, por meio dessa inauguração, pretende fomentar novas metodologias para a educação jurídica. É também a oportunidade de reconhecer a importância da homenageada, não só pela perspectiva da educação, mas, sobretudo, da importância da advocacia feminina e das mulheres no fomento da Justiça”, ressaltou. 

A vice-presidente da OAB-CE e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão, falou sobre a justa homenagem à pioneira da advocacia feminina. “Essa gestão abraçou a educação, a importância da capacitação continuada para a advocacia. E ter o nome da Dra. Lucrécia nessa sala, nesse mês da advocacia, só reforça o compromisso desta gestão com a inclusão, com a paridade de gênero e com a representatividade. Que seu legado possa inspirar a trajetória de advogadas e advogados que terão nessa sala momentos disruptivos de engrandecimento. É com muito prazer que celebramos esse momento tão bonito, tão representativo. Viva a advocacia, mas em especial, viva a advocacia feminina na pessoa da Dra. Lucrécia”, celebrou.

Falando em nome da família da homenageada, a advogada Aline Pinho, sobrinha-neta de Lucrécia Pinho, falou emocionada sobre a homenagem. “Ela abriu precedentes para que muitas mulheres pudessem ter uma profissão e construir uma carreira na área jurídica em seu estado, e ofereceu considerada colaboração, provando que o lugar de uma mulher é onde ela quiser. Da parte dela nunca houve limitação. Foi um caminho construído com árduo trabalho e meritocracia, onde ela foi protagonista sempre. Seu exemplo de superação e seu legado serão lembrados, especialmente por nós, a sua família”, ressaltou.

Prestigiaram o evento, a diretoria da OAB-CE, Erinaldo Dantas (presidente), Christiane Leitão (vice-presidente), David Sombra (secretário-geral); a diretoria da ESA-CE, Raphael Castelo Branco (presidente), Átila Gomes (secretário-geral), Adhara Camilo (tesoureira), Érica Martins (dir. acadêmica) e Helter Dias (dir. para Subseccionais), a Conselheira Seccional da OAB-CE e Conselheira da ESA-CE, Clara Petrola, a vice-presidente da CAACE, Francisca Castelo Branco, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE, Sérgio Costa, membros e presidentes de comissões temáticas da OAB-CE, familiares e convidados.

Confira todas as fotos do evento AQUI.

A homenageada

Lucrécia Pinho nasceu em Sobral-CE, em 28 de abril de 1912. Ingressou no curso de Direito na Faculdade de Direito do Ceará, em 1929, turma composta de grandes personalidades, como Filgueiras Lima, Parsifal Barroso, dentre outros.

Primeira mulher a se inscrever na OAB-CE, sob o nº 140, e a segunda na OAB Nacional. Foi também a primeira promotora pública do Ceará e a segunda a ingressar na carreira ministerial em todo o Brasil, tendo ingressado no Ministério Público, em 1934, sendo titular nas comarcas de Icó, Cascavel, Aquiraz, Sobral e Fortaleza. Atuou como Procuradora-Geral do Estado nos períodos intercalados de 1952 a 1953, de 1957 a 1958 e de janeiro a julho de 1959. Nesse ano, assumiu o cargo de Procuradora da República no Ceará. Aposentou-se em 1962.