Educação Jurídica em foco: OAB-CE e ESA-CE promovem encontro com docentes de Direito do Ceará
Com o intuito de estreitar laços com instituições de ensino jurídico do Ceará, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) promoveram o encontro “Educação Jurídica em Foco”, com a participação de professores e coordenadores de cursos de Direito de Universidades da capital e do interior.
O encontro foi conduzido pelo presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, e a presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE, Vanessa Oliveira, que apresentaram resultados de ações educacionais e projetos desenvolvidos pela Ordem e pela Escola.
Destaque para iniciativas como o “OAB vai à Faculdade” e o “OAB Experience”, projetos que aproxima o Sistema OAB dos docentes e acadêmicos de Direito, por meio de palestras e visitas guiadas à sede da OAB-CE e ESA-CE.
O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, enfatizou a importância de propiciar uma educação jurídica de qualidade para todo o Ceará. “Educação liberta, transforma a vida das pessoas. Por isso, mantemos o nosso compromisso de ampliar a atuação da nossa ESA-CE e das nossas Comissões para levar educação de qualidade para o maior número de pessoas”, defendeu.
“Este é um momento de troca de ideias, no qual temos a oportunidade de receber os docentes na Ordem para conhecerem mais sobre as ações que temos desenvolvido na ESA-CE em prol de uma educação jurídica de qualidade, bem como, alinharmos projetos e ações conjuntas com as universidades”, explicou Castelo Branco.
Para Vanessa Oliveira, “é uma honra e alegria reunir todos na OAB-CE, não só neste momento, mas, principalmente, ao longo de toda a nossa caminhada em que temos trabalho projetos como OAB vai à Faculdade, OAB Experience, palestras nas universidades e cursos na ESA-CE”, disse.
Entre os resultados apresentados, a ESA-CE registrou, de janeiro de 2022 à agosto de 2024, mais de 3.200 h/a em 691 ações educacionais, das quais, 256 foram realizadas no interior do estado, somando 86.388 inscritos. Destaque também para a paridade de gênero garantida com 1575 palestrantes mulheres e 1485 homens.
O encontro contou ainda com a participação da vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, a diretora adjunta de Relações Institucionais, Jane Eire Calixto, a Conselheira Federal da OAB, Ana Paula Araújo, a tesoureira da ESA-CE, Adhara Camilo, o Secretário-Geral da ESA-CE, Átila Gomes, a presidente da Comissão de Educação e Cidadania, Sônia Cavalcante, e membros da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE.