Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Notícias

ESA-CE homenageia inspiradoras trajetórias com honrarias, lançamento de livros e inauguração

ESA-CE homenageia inspiradoras trajetórias com honrarias, lançamento de livros e inauguração

Uma noite memorável de reconhecimento a trajetórias inspiradoras, homenagens e valorização do ensino jurídico. Assim foi o evento Teia Jurídica com Afeto, realizado pela Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), na noite de quarta-feira (29), que contou com lançamento de livros, entrega da Medalha Advogado Professor Padrão e inauguração da nova sala Francisco Lisboa Rodrigues.

A solenidade iniciou com uma das mais importantes honrarias da OAB-CE e ESA-CE entregue pelas mãos da presidente da Ordem, Christiane Leitão, para as professoras e advogadas, Maria Arair Pinto Paiva (OAB/CE 1.495) e Maria Vital da Rocha (OAB/CE 5.451). A Medalha Advogado Professor Padrão reconhece os relevantes serviços prestados por profissionais que se dedicam ao exercício da advocacia e do magistério superior, em curso de Direito, há mais de 10 anos, que não tenha sofrido punição disciplinar e possua inatacável postura profissional e acadêmica.

“Neste espírito de reconhecimento, temos a honra de entregar a Medalha Advogado Professor Padrão a duas mulheres que são exemplos de dedicação: Maria Vital e Arair Pinto Paiva. Ambas representam o melhor da advocacia e do magistério jurídico, comprometidas com o saber, com a ética e com o desenvolvimento de novas gerações de profissionais”, destacou Christiane Leitão.

“Receber essa homenagem hoje das mãos da primeira mulher presidente da OAB-CE e do Dr. Raphael Castelo Branco, sendo ainda mais engrandecido nesse momento, por ser ao lado de uma grande professora como é a Dra. Arair, me enche de honra e orgulho. Pretendo continuar como professora por mais alguns anos, porque reconheço que ainda tenho a colaborar com a formação de tantas pessoas e tantos jovens. Percebo que ao longo dos anos eu mudei porque me inspiro nessas pessoas que estão ao meu redor, meus colegas professores e meus alunos. E isso é algo que farei até o último ano da minha vida”, disse, emocionada, Maria Vital.

Para a professora Maria Arair receber a Medalha Advogado Professor Padrão é uma honra que emociona profundamente. “Como professora, procurei ir além da sala de aula, incentivando a pesquisa e as atividades de extensão, aproximando a universidade da sociedade. Aos 85 anos, de volta à Fortaleza, sinto-me especialmente tocada por receber essa homenagem no meu estado natal. Compartilho essa honraria com cada aluno e instituição que fizeram parte da minha trajetória”, agradeceu.

Em seu discurso, o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, destacou a importância do reconhecimento aos profissionais que atuam com educadores do Direito. “Reconhecer e valorizar os profissionais que se dedicam à docência jurídica é reafirmar o compromisso da ESA-CE com a excelência na formação e no aprimoramento da advocacia. Por meio de diversas iniciativas, temos buscado não apenas promover o aperfeiçoamento profissional, mas também fortalecer e inspirar novas referências no ensino jurídico”, enfatizou.

As professoras também foram homenageadas pelas diretoras da ESA-CE, Ana Paula Araújo e Andrine Nunes, que improvisou um poema com palavras de reconhecimento e carinho.

Teia Jurídica com Afeto

A programação seguiu com a apresentação de importantes obras literárias. A advogada e professora Bleine Caúla Queiroz conduziu o lançamento dos livros Diálogo Ambiental Constitucional Internacional volumes 24 e 25, que prestam homenagens à defensora pública do Ceará, Francilene Gomes, e à promotora de Justiça da Bahia, Lívia Santana Vaz.

As iniciativas são frutos de pesquisa e debate acadêmico, originada na Universidade de Fortaleza, que visa analisar a relação entre direito ambiental, direito constitucional e outros campos do conhecimento, como economia e política, a partir de uma perspectiva internacional. O projeto promove o intercâmbio de ideias sobre a proteção do meio ambiente e o aperfeiçoamento da justiça, direitos sociais e governança. 

Na ocasião, o professor e advogado Martônio Mont’Alverne também fez a apresentação do livro Pensamento Constitucional de Lisboa Rodrigues, destacando o legado intelectual do homenageado.

Sala Francisco Lisboa Rodrigues

Um dos destaques da solenidade foi a inauguração da Sala Francisco Lisboa Rodrigues, que foi projetada não somente para atender às diversas necessidades educacionais da advocacia, mas também para proporcionar uma justa homenagem ao professor e advogado que muito contribuiu para o fortalecimento da educação jurídica cearense.

A Sala Francisco Lisboa Rodrigues será um espaço para atividades extracurriculares, reuniões, eventos culturais ou encontros pedagógicos, onde ideias serão compartilhadas, habilidades serão desenvolvidas e novos horizontes serão explorados.

As cerimônias da noite foram marcadas pela celebração da docência e pela reafirmação do compromisso da ESA-CE em fortalecer os pilares da educação jurídica, reconhecendo aqueles que, com dedicação e afeto, constroem o futuro da advocacia cearense.

Também prestigiaram a solenidade: o secretário-geral adjunto da OAB-CE, Francivaldo (Vavá) Lemos, a tesoureira adjunta da Ordem, Adhara Camilo, os diretores da ESA-CE, Jane Calixto (vice-presidente), Helter Dias (Subsecções), Reginaldo Vilar (Produção Científica), a ex-diretora geral da ESA-CE, Suely Nogueira, a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Francisca Castelo Branco, o presidente do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), José Damasceno, conselheiros seccionais, presidentes e membros de comissões temáticas da OAB-CE, familiares e amigos dos homenageados.