Pesquisar
Close this search box.

Notícias

ESA-CE festeja 36 anos de fundação com honrarias, premiações e lançamento de revista

ESA-CE festeja 36 anos de fundação com honrarias, premiações e lançamento de revista

2 de agosto de 2024 marca os 36 anos de fundação da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE). E para celebrar em grande estilo, a OAB Ceará realizou solenidade festiva com homenagens aos condecorados com a Medalha Advogado Professor Padrão, a premiação do Concurso de Redação e o lançamento da 4ª edição online da Revista Jurídica da OAB/ESA – CE. A cerimônia ocorreu no auditório com a presença de diretores e conselheiros da Ordem e da Escola, além de advogados e representantes de instituições do ensino jurídico.

“O quão revolucionário é a nossa Escola Superior de Advocacia do estado do Ceará. Somente no ano passado a ESA-CE conseguiu ter praticamente o número de inscritos igual ao número de advogados ativos na OAB-CE. Os números são impressionantes, com destaque para o grande número de ações educacionais promovidas em todas as Subsecções. Esse trabalho que a ESA-CE faz é espetacular”, enfatizou o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas.

“Há exatos 36 anos, tivemos a criação de uma Escola que desde o início de comprometeu com a difusão da cultura jurídica e com o aperfeiçoamento das instituições jurídicas e do exercício profissional. Passados estes 36 anos, aprofundamos uma série de conquistas, em especial, nesta gestão que tem um planejamento estratégico construído a cada ano, feito a muitas mãos. Temos a certeza que a Escola firma passos importantes para conquistas ainda maiores”, destacou o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco.

Ponto alto da cerimônia festiva, as advogadas Déborah Sales, Janaína Noleto e Darlene Braga foram agraciados com a Medalha Advogado Professor Padrão 2024. Uma das principais honrarias da OAB-CE e ESA-CE, a comenda reconhece os serviços prestados por profissionais que se dedicam ao exercício da advocacia e do magistério superior, em curso de Direito, com mais de 10 anos de experiência, e com inatacável postura profissional e acadêmica.

O Conselho Seccional da OAB-CE também aprovou, por unanimidade, os nomes de Jahyra Helena e Marcelo Uchôa para receber a histórica comenda da OAB-CE, que será entregue, posteriormente.

“Não estou aqui apenas representando os homenageados. Poderia resumir esta fala em apenas duas palavras: gratidão e alegria. No entanto, neste momento nós representamos toda uma categoria, a qual me inspiro e nutro uma grande admiração. Me sinto na obrigação de ressaltar e parabenizar todos os demais colegas professores e professoras, espalhados por todo o nosso estado no esforço árduo, para disseminar o ensino jurídico de qualidade. Essa medalha é de todos nós”, disse Darlene Braga, em sua mensagem representando todos os homenageados com a Medalha.

Compuseram a mesa de abertura: a diretoria da OAB-CE, Erinaldo Dantas (presidente), Chistiane Leitão (vice-presidente); Márcio Vitor Albuquerque (diretor de prerrogativas), Cleto Gomes (diretor de Acesso à Justiça); a diretoria da ESA-CE, Raphael Castelo Branco (presidente), Wyllerson Matia (vice-presidente), Adhara Camilo (tesoureira), Átila Gomes (secretário-geral), Érica Martins (diretora acadêmica) e Helter Dias (diretor para Subsecções);  os Conselheiros Federais, Ana Paula Araújo de Holanda, Hélio Leitão e Katianne Wirna; o presidente da OAB Vale do Salgado, Kleber Colares; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Sérgio Costa; o presidente da Caixa de Assistência do Advogado do Ceará,  Waldir Xavier; o ex-presidente da OAB-CE, Paulo Quezado; o presidente da Associação dos Advogados do Ceará (AACE), Moaceny Félix, e representando Socorro França, Secretária de Direitos Humanos do Ceará, Alexandre Avelar.

Concurso de Redação

No início da solenidade festiva, a ESA-CE divulgou o resultado do Concurso de Redação, promovido pela Escola Superior de Advocacia do Ceará, no período de 10 de junho a 2 de agosto de 2024. Com o tema “A importância do respeito às prerrogativas da advocacia para a efetividade da cidadania e da democracia no Brasil”, o concurso foi direcionado a acadêmicos de Direito de todo o Ceará, com o intuito de difundir o pensamento crítico acerca da atuação cotidiana da advocacia e sua relação com a cidadania e democracia.

Os finalistas do concurso foram Vitória Ferreira Montefusco Arraes, premiada em 1° lugar com um tablete; Jesus Gabriel de Sousa Pires, em 2° lugar; e Ana Lia Lima Lasheras, em 3° lugar, cada um premiado com um leitor digital Kindle.

A diretoria da ESA-CE também certificou os participantes da banca avaliadora do Concurso de Redação, em reconhecimento a participação de cada um com máxima dedicação para a isonomia do concurso. A Comissão Organizadora é formada por Alberto Fernandes de Farias Neto, Ana Maria Almeida Marques, Clara Rachel Feitosa Petrola, Erica Veríssimo Martins, José Edmar da Silva Ribeiro, Kely Cristina Saraiva Teles Magalhães, Raquel Procópio de Sousa, Raphael Franco Castelo Branco Carvalho, Olívia Marcelo Pinto de Oliveira, Vanessa Batista de Oliveira, Átila Gomes e Helter Dias.

Revista Jurídica da OAB/ESA-CE

A solenidade também contou com o lançamento da quarta edição da Revista Jurídica da OAB/ESA – CE, importante instrumento de difusão do estudo jurídico cearense, com 23 artigos de opinião, incluindo o trabalho do advogado, referência em Direito Tributário, Gabriel Quintanilha. A publicação está disponível de forma virtual no site https://esace.org.br .

Para o editor-chefe, Reginaldo Vilar, a Revista Jurídica, “contribui com as ações inovadoras da Gestão atual da OAB-CE, bem como, atende as diretrizes da ESA-CE, apresentando, em sua 4ª edição online, uma dupla missão: a manutenção do excelente patamar alcançado por nossa tradicional revista jurídica e o compromisso de superar desafios, perante novos temas e inovações jurídicas, que ao mundo se apresentam com rapidez, diversificação e dinamismo”, disse.

“Gostaria de agradecer à diretoria da OAB-CE e da ESA-CE por novamente contribuir com uma publicação científica e nos dar esta oportunidade trazer o conhecimento acadêmico para a Ordem e para a Escola”, completou a editora-chefe, Emanuela Martins.

A solenidade comemorativa aos 36 anos da ESA-CE foi transmitida ao vivo pelo canal do youtube e está disponível AQUI.

Confira mais fotos na GALERIA.

 

36 anos de fundação

Fundada em 2 de agosto de 1988, a ESA-CE iniciou suas atividades no formato de Fundação de Direito Privado sob o nome Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará – FESAC. Foi criada com o objetivo de contribuir com a formação de profissionais cada vez mais qualificados para os quadros da advocacia cearense, ofertando variadas ações educacionais, na capital e nas 17 Subsecções, com foco nas competências exigidas pelo mercado.

As atividades presenciais para além das cidades sedes das subsecções, bem como, o uso de plataformas digitais para a realização de eventos, possibilitam um amplo alcance dos projetos realizados. Ampliando os conhecimentos por meio de ações acadêmicas disponibilizadas na grande maioria das vezes gratuitamente.