Descrição
26/06/2025 – 14h às 20h
27/06/2025 – 10h às 18h
Local: Auditório da OAB-CE
Evento gratuito
Realização: IBRADIP
Apoio: Comissão de Direito Eleitoral, Comissão de Estudos Políticos e Comissão Especial de Ética na Política e de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB-CE e ESA-CE
Palestrantes, debatedores e mediadores:
Breno Guimarães – Advogado, mestre em Ciência Política e Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Partidário (IBRADIP)
Joelson Dias – Advogado, ex-Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mestre em Direito pela Universidade de Havard, Coordenador Institucional da Academia Brasileira de Direito Eleitorale Político (ABRADEP) e fundador do Instituto de Estudos Jurídicos e Diálogos Constitucionais (IDECON).
André Xerez – Doutor em Direito do Estado pela USP. Mestre em Direito Constitucional pela UFC. Advogado. Presidente da Comissão Especial de Ética na Política e Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/CE. Integrante da Academia Brasileira de DireitoEleitoral e Político (ABRADEP).
Sabrina Veras – Advogada, também formada em gestão pública e pós-graduada em Ciência Política. Vice-presidente administrativo do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) da OAB/CE, Coordenadora de Ações para Mulheres (IBRADIP) e Coordenadora Institucional da Academia Brasileira de Direito Eleitorale Político (ABRADEP).
Adriana Alcântara – Doutora e mestre em Políticas Públicas pela UECE, integrante do Observatório de Violência Política Contra a Mulher, chefe na Seção de Gerenciamento de Dados Partidários no TRE/CE.
Rodrigo Dolandeli – Doutor em Ciência Políticapela Unicamp-SP, Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA (PPGCP/UFPA)
Fernandes Neto – Doutor em Direito Constitucional e Teoria Política pela UNIFOR, Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE, coordenador acadêmico da Academia Brasileira de Direito Eleitorale Político (ABRADEP).
Júlio Taliberti – Advogado, Doutorando em Direito pela UNESP, Mestre em Direito pela UNESP
Jhennifer Hannah – Advogada, mestranda em Direito Constitucional, assessora jurídica da presidência da Anater e tesoureira do Instituto Brasileiro de Direito Partidário (IBRADIP)
Raquel Malenchini – Doutora em Direito pela USP, professora universitária, Coordenadora do Grupo de pesquisa e extensão Ágora. Integrante da Transparência Eleitoral Brasil, do Observatório de Violência Política contra a Mulher e da Academia Brasileira de Direito Eleitorale Político (ABRADEP).
Walber Agra – Livre docente pela USP. Pós-Doutor pela Université Montesquieu Bordeaux IV, Doutor em Direito pela UFPE, Professor da UFPE, Advogado e integrante da AcademiaBrasileira de DireitoEleitoral e Político (ABRADEP).
Yuri Cruz – Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (LIODS) da Justiça Eleitoral do Ceará. Atua na Escola Judiciária Eleitoral Cearense, na Seção de Memória Eleitoral e Biblioteca (SEMEB).
Fabio Gentile – Pós-doutor no Departamento de Ciência Políticas da USP. Coordenador da Pós-graduação em Sociologia da UFC. Professor do mestrado Profissional em Políticas Públicas UECE.
Monalisa Lopes – Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordena o Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia – LEPEM. Coordena a Linha 2, Ciência Política e Organização Partidária, dos Grupos de Pesquisa do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Tomás Figueiredo – Advogado e Vice-presidente da Comissão de Estudos Políticos da OAB/CE.
Deborah Cavalcante – Juíza de Direito, Mestre em planejamento de políticas públicas, coordenadora de justiça restaurativa do Tribunal de Justiça do Ceará.
Carla Michele Quaresma – Cientista política, Mestre em sociologia pela UFC. Professora universitária.
Cássio Pacheco – Advogado, Mestre em gestão e políticas públicas pela Universidade de Lisboa, ex-desembargador do TRE/CE e presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Ceará e integrante da AcademiaBrasileira de DireitoEleitoral e Político (ABRADEP).
Rodrigo Martiniano – Doutor e mestre em Direito Constitucional, procurador-geral da Assembleia Legislativado Estado do Ceará (ALECE) e integrante daAcademia Brasileira de Direito Eleitorale Político (ABRADEP).
Anne Cabral – Advogada, Mestre em Direito Político e Econômico, professora universitária, coordennadora geral adjunta da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP)
Julia Matos – Advogada, diretora executiva do Instituto de Estudos Avançados em Direito (IEAD) e integrante do Instituto Brasileiro de Direito Partidário (IBRADIP).
Anna Carolina Alencar – Chefe da Ouvidoria do TRE-BA. Doutoranda em Direito pelo IDP(Brasíllia) e integrante da Academia Brasileira de DireitoEleitoral e Político (ABRADEP).
Programação:
26/06
14h – Credenciamento e acolhimento dos participantes
14h30 às 15h30 – Abertura Institucional
Composição da mesa de autoridades e discursos de abertura
15h30 às 16h30 – Palestra Magna de Abertura
“Os partidos políticos e a consolidação da democracia no Brasil’
Palestrante: Joelson Dias – ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral
16h30 às 18h – Painel 1
“Raízes e Transformações: A Trajetória dos Partidos Políticos no Brasil”
18h às 19h30 – Painel 2
“Partidos Políticos e os Direitos Políticos das Mulheres”
19h30 – Coquetel e divulgação de livros
27/06
10h às 11h30 – Painel 3
“Novo Código Eleitoral e os Impactos no Direito Partidário”
11h30 às 13h – Intervalo para almoço
13h às 14h15 – Painel 4
“Um Panorama sobre a Organização Partidária Brasileira e Democracia Intrapartidária”
14h15 às 15h30 – Painel 5
Tema: Federações Partidárias: Origem, Funcionamento e Perspectivas Futuras
15h30 às 16h45 – Painel 6
“Emendas Parlamentares, Partidos Políticos e a Distribuição de Recursos Públicos”
16h45 às 18h – Painel 7
“Anistia ou Impunidade? A Constitucionalidade e o papel dos Partidos Políticos”
Palestrante: Walber Agra
18h00 – Encerramento do evento
*Após a inscrição você poderá acessar a plataforma pelo botão “Área do Aluno” que aparece na página de confirmação da Inscrição.
*Para gerar o certificado é necessário completar pelo menos 75% de participação e cumprir com as atividades do curso. O progresso é contabilizado automaticamente, conforme sua participação no evento.
*Certifique-se que seu cadastro foi preenchido corretamente, evitando repetições nos campos nome e sobrenome. Após concluído basta clicar em “Emitir Certificado” dentro do curso para obter seu certificado.
*É obrigatório responder a Pesquisa de Satisfação para a emissão do Certificado.
*Este evento não possibilita desconto na anuidade da OAB-CE.