ESA-CE inaugura nova sala com homenagem à pioneira da advocacia, Lucrécia Pinho
A diretoria da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) realizou na tarde dessa quarta-feira (21), a inauguração da Sala Multiuso Lucrécia Pinho, novo espaço do braço educacional da OAB Ceará, na sede da instituição. Durante o evento foi descerrada a placa em homenagem à primeira mulher advogada inscrita na OAB-CE, Lucrécia Pinho, que nomeia a sala.
Localizada no térreo da sede da OAB-CE, a sala passou por reforma, com modernização de melhorias estruturais para proporcionar maior conforto e versatilidade para as ações educacionais desenvolvidas pela ESA-CE. O novo espaço foi projetado para atender às diversas necessidades da advocacia, seja para atividades extracurriculares, reuniões, eventos culturais ou encontros pedagógicos.
“O objetivo é ser uma sala disruptiva para a gente sair do mesmo e refletir como deve ser criado um método de educação. Acreditamos que a educação de qualidade é transformadora e, por meio da atuação da Escola, estamos proporcionando que muitos profissionais mudem suas realidades e de suas famílias. A homenagem à Lucrécia é reconhecimento a esta advogada que revolucionou e inspirou muitas mulheres a seguir o mesmo caminho”, disse o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas.
Para o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, este é “um momento importante em que a Escola ratifica o seu compromisso com a melhoria das suas próprias instalações, bem como, por meio dessa inauguração, pretende fomentar novas metodologias para a educação jurídica. É também a oportunidade de reconhecer a importância da homenageada, não só pela perspectiva da educação, mas, sobretudo, da importância da advocacia feminina e das mulheres no fomento da Justiça”, ressaltou.
A vice-presidente da OAB-CE e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão, falou sobre a justa homenagem à pioneira da advocacia feminina. “Essa gestão abraçou a educação, a importância da capacitação continuada para a advocacia. E ter o nome da Dra. Lucrécia nessa sala, nesse mês da advocacia, só reforça o compromisso desta gestão com a inclusão, com a paridade de gênero e com a representatividade. Que seu legado possa inspirar a trajetória de advogadas e advogados que terão nessa sala momentos disruptivos de engrandecimento. É com muito prazer que celebramos esse momento tão bonito, tão representativo. Viva a advocacia, mas em especial, viva a advocacia feminina na pessoa da Dra. Lucrécia”, celebrou.
Falando em nome da família da homenageada, a advogada Aline Pinho, sobrinha-neta de Lucrécia Pinho, falou emocionada sobre a homenagem. “Ela abriu precedentes para que muitas mulheres pudessem ter uma profissão e construir uma carreira na área jurídica em seu estado, e ofereceu considerada colaboração, provando que o lugar de uma mulher é onde ela quiser. Da parte dela nunca houve limitação. Foi um caminho construído com árduo trabalho e meritocracia, onde ela foi protagonista sempre. Seu exemplo de superação e seu legado serão lembrados, especialmente por nós, a sua família”, ressaltou.
Prestigiaram o evento, a diretoria da OAB-CE, Erinaldo Dantas (presidente), Christiane Leitão (vice-presidente), David Sombra (secretário-geral); a diretoria da ESA-CE, Raphael Castelo Branco (presidente), Átila Gomes (secretário-geral), Adhara Camilo (tesoureira), Érica Martins (dir. acadêmica) e Helter Dias (dir. para Subseccionais), a Conselheira Seccional da OAB-CE e Conselheira da ESA-CE, Clara Petrola, a vice-presidente da CAACE, Francisca Castelo Branco, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE, Sérgio Costa, membros e presidentes de comissões temáticas da OAB-CE, familiares e convidados.
Confira todas as fotos do evento AQUI.
A homenageada
Lucrécia Pinho nasceu em Sobral-CE, em 28 de abril de 1912. Filha primogênita de Edgard Pinho e Maria José Pinho. Mudou-se para Fortaleza quando criança e iniciou seus estudos no Liceu do Ceará, ingressando no curso de Direito na Faculdade de Direito do Ceará, em 1929, turma composta de grandes personalidades, como Filgueiras Lima, Parsifal Barroso, dentre outros.
Primeira mulher a se inscrever na OAB-CE, sob o nº 140, e a segunda na OAB Nacional.
Foi também a primeira promotora pública do Ceará e a segunda a ingressar na carreira ministerial em todo o Brasil, tendo ingressado no Ministério Público, em 1934, sendo sua primeira Comarca na cidade de Icó. Transferiu-se em 1935 para a Comarca de Cascavel e ali permaneceu até 1950. Em 1951, foi promovida para a comarca de Sobral, permanecendo até 1955, sendo transferida em seguida para Fortaleza para exercer suas funções junto à 3ª Vara do Crime da Procuradoria Regional Eleitoral, até sua aposentadoria ocorrida no ano de 1962. Antes, de janeiro a julho de 1959, assumiu o cargo de Procuradora da República no Ceará.
Tendo ficado órfã aos 23 anos, coube-lhe a árdua missão de continuar na direção da família, arcando com a responsabilidade de mantê-los e educá-los para a vida, conseguindo com esforço, formar os irmãos Edgard Pinho Filho e Waldemar da Silva Pinho, os quais ingressaram no Ministério Público, havendo o primeiro chegado a ser procurador de Justiça.
Lucrécia morreu em 26 de abril de 2000, às 11h30min, aos 88 anos incompletos, vítima de insuficiência respiratória. Seu sepultamento ocorre no Cemitério de São João Batista.
De conduta ilibada e impecável, atuou com honradez, brilho e correção em todos os seus atos, razão porque fez uma imensa leva de amigos, admiradores e compadres, como era de praxe na época. Por suas constantes lições de vida, de abnegação, de trabalho e sobretudo de lisura, merece respeito e carinho de todos os cearenses que aprenderam a admirá-la.