Pesquisar
Close this search box.

Com o objetivo de expandir e integrar as ações para alcançar advogados e advogadas de todo o Estado, a diretoria da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) promoveu, na tarde desta quarta-feira (13), reunião com presidentes de Subsecções. O encontro virtual debateu as principais atividades do mês de setembro, tendo foco nos próximos eventos e no retorno ao modelo presencial.

Abrindo a reunião, o presidente da ESA-CE, Eduardo Pragmácio Filho, apresentou um panorama geral do trabalho que vem sendo desenvolvido, com destaque para os números do último mês. Até o final de setembro, a Escola promoveu 139 eventos, sendo 46 no interior, com 30.430 inscritos, além de 554 palestrantes mulheres e 457 homens.

“Estamos mantendo a paridade de gênero e neste mês devemos chegar a 1.400 horas/aula. Nosso desejo é que esses números fiquem para as próximas gestões e sejam expandidos. Isso é graças à participação de todas as Subsecções e as Comissões Temáticas. Um marco na nossa gestão é a autonomia concedida às equipes e às Subsecções, para que possamos avançar sempre com mais agilidade”, destacou Eduardo Pragmácio.

Conduzindo o encontro, o diretor adjunto para as Subseccionais da ESA, Raphael Castelo Branco, ressaltou a importância do estreitamento de relações entre as subseções e a diretoria da Escola, além de outros princípios que regem a atuação do braço educacional da OAB-CE. “Os compromissos assumidos, como a transparência com os dados da gestão e a retidão em relação aos princípios da paridade de gênero, da inclusão, do olhar diferenciado para o Interior, têm sido observados constantemente”, apontou.

Já o diretor adjunto para a Jovem Advocacia da ESA-CE, Átila Gomes, informou os preparativos para os cursos preparatórios e para a mentoria. “Estamos finalizando neste ano o nosso compromisso com os cursos preparatórios e a mentoria. Apesar de conotações próximas, são dois cursos distintos. O primeiro possui 1.000 vagas, com desconto na anuidade, e o segundo tem 300 vagas. E, desde já, convidamos a todos os presidentes da ESA que queiram compor a mesa. Os cursos só irão se concretizar com contundência tendo a participação de todos”, enfatizou.

O presidente da ESA Subsecção Litoral Leste, Ramon Barreto, falou sobre o primeiro evento presencial da Subsecção, que foi o curso de Direito Previdenciário. “A demanda e a aceitação foram tão grandes que, a partir do nosso curso, já surgiu na nossa Subsecção a possibilidade de um curso de pós-graduação de Direito Previdenciário. Já estamos abrindo uma turma com cerca de trinta colegas que têm interesse em se inscrever”, evidenciou.

O presidente da ESA Subsecção Crato, Hélter Dias Lima, destacou a realização do I Congresso de Direito Administrativo. “Foi um momento fantástico, com diversos nomes renomados do Direito brasileiro. Das pessoas que responderam a avaliação do evento, 80% deram nota 10 ao evento. Um feedback muito positivo de que estamos trabalhando no caminho certo e que tivemos um evento bastante proveitoso. Reforço o agradecimento por todo o apoio que a ESA estadual sempre nos dá”, apontou.

Representando a presidente da ESA Subsecção Inhamuns, Nair Freitas, a advogada Isabela Duran classificou a reunião como de extrema importância para os alinhamentos necessários. “Olhando de fora, é muito relevante ver o trabalho que tem sido feito pela Escola, com os cursos preparatórios e a mentoria. E eu falo como jovem advogada. Considero muito importante esse acolhimento que vocês têm nos dado. Agradeço a oportunidade mais uma vez”, realçou.

Já a presidente da ESA Subsecção Itapipoca, Deysiane Souza da Silva, destacou o o suporte que a Escola tem oferecido, comemorando a expansão das atividades. “Só posso agradecer o apoio que a gente tem tido nessa gestão e falar que nós estamos muito felizes com a notícia que poderemos fazer mais cursos, mesmo neste período, e que nós já estamos programando alguns”, evidenciou.

Ao final da reunião, os participantes aprovaram uma nota de pesar em razão do falecimento de Maria de Lourdes Veríssimo Moreira, mãe da advogada e tesoureira da ESA-CE, Érica Veríssimo Martins, e sogra do advogado e vice-presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-CE, Felinto Alves Martins Filho.