Pesquisar
Close this search box.

OAB Ceará promove o webinar “Publicidade e Propaganda na Advocacia” na próxima terça-feira (20/04)

Na próxima terça-feira, 20 de abril, às 19h, a OAB-CE discute o tema “Publicidade e Propaganda na Advocacia” a partir do novo provimento que moderniza as regras sobre a publicidade, a propaganda e a informação na advocacia e que será apreciado e votado pelo Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB no próximo mês de maio.

Com transmissão virtual pelo Youtube da OAB Ceará, o debate também abordará as normas sobre o assunto esparsas no Código de Ética e Disciplina, no Provimento nº 94, de 2000, bem como outras possíveis questões que envolvem a temática.

O webinar contará com a participação do presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; do Conselheiro Federal (CE), André Costa; da Conselheira Federal (AL), Fernanda Marinela; da Conselheira Federal (SC), Sandra Krieger; da Presidente da Comissão Nacional da Advocacia Jovem da OAB Nacional, Amanda Magalhães; da Conselheira Federal (RS), Greice Stocker, e da Conselheira Estadual da OAB-CE, Dayane Carvalho.

Para André Costa “o tema da publicidade e da propaganda na advocacia é um dos assuntos mais relevantes para advocacia brasileira. O atual Provimento que trata do assunto é de 2000. Precisamos atualizar as regras porque o mundo digital invadiu o mundo do direito. Devemos ou não aprovar a utilização de ferramentas tecnológicas na propaganda da advocacia? E quais os limites do uso das redes sociais na publicidade? Vamos permitir o o impulsionamento e patrocínio de publicações? Vamos liberar o Google Ads?”.

Para Amanda Magalhães, que também é presidente da OAB Jovem do RJ, a advocacia é submetida a reiteradas transformações, decorrentes das mudanças que a própria sociedade experimenta. E assim tem sido com a ampliação da utilização dos meios digitais e o surgimento de cada vez mais plataformas, aplicativos e redes sociais. “Há 21 anos não tínhamos as redes sociais que temos hoje e ainda parecia muito distante a possibilidade de um dia a advocacia e o próprio Judiciário se valerem de espaços online. O que a advocacia pode fazer? O que é a publicidade informativa? A advogada e o advogado serão punidos se usarem determinada rede social?”, questiona.

Desde setembro de 2019 já foram realizadas várias reuniões com seccionais de vários estados e também foi aberta uma consulta para ouvir a advocacia a respeito das regras de publicidade. O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, reitera a importância da participação da advocacia para este grande avanço no Sistema OAB. “No Ceará, já desenvolvemos um informativo que veio para ser mais uma ferramenta de ajuda aos advogados e às advogadas, para que não sejam desrespeitados os limites da publicidade e propaganda na profissão. Mas sabemos o quanto ainda é preciso discutirmos mais detalhes para termos um provimento coerente com as novas realidades virtuais que estamos vivendo”, comentou.

Informativo para publicidade à advocacia é aprovado pelo Conselho Seccional da OAB Ceará

O Conselho Seccional da Ordem Cearense aprovou, por unanimidade, em Sessão Virtual realizada em julho de 2020, o informativo prático essencial à realização de ações de publicidade, elaborado pela Coordenação Estadual de Fiscalização, em conjunto com o Tribunal de Ética e Disciplina, representado pelo presidente Josué de Sousa Lima. O documento observa os regramentos ético-disciplinares que regem a matéria, sobretudo o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, o Código de Ética e Disciplina da OAB e o Provimento de n.º 94/2000 do Conselho Federal da OAB.

A relatora do processo no conselho, Dayane de Castro Carvalho, destacou que “essa discussão já vem desde o ano passado, sempre no âmbito da normatização e atualização a respeito da matéria. É uma grande conquista para o nosso estado termos um material de caráter pedagógico e elucidativo, de modo a auxiliar a advocacia e as sociedades de advogados visando ao aperfeiçoamento das ações publicitárias pertinentes.”, disse.

Serviço:
Webinar PUBLICIDADE E PROPAGANDA NA ADVOCACIA

Data: 20 de abril
Horário: 19h
Transmissão: Youtube OAB Ceará