Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Notícias

OAB-CE e ESA-CE nomeiam coordenadores das Oficinas Jurídicas

OAB-CE e ESA-CE nomeiam coordenadores das Oficinas Jurídicas

A nova gestão da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), para o triênio 2025/2027, tem fortalecido as ações para a advocacia em início de carreira por meio da Diretoria Adjunta para a Jovem Advocacia. Entre as iniciativas da pasta estão as Oficinas Jurídicas que, a partir de 2025, passam a ser coordenadas pelos advogados Pedro Brito e Juliana Barros, nomeados pela Portaria 006/2025 da ESA-CE.

A ação com foco na capacitação prática integra o Programa de Formação Continuada para a Jovem Advocacia da ESA-CE, que conta também com os cursos “Meu Primeiro Escritório”, “Preparatório para o Exercício da Advocacia” e mentorias. 

“As Oficinas Jurídicas têm sido um diferencial entre as capacitações gratuitas ofertadas pela ESA-CE, por trazer temas atuais e uma didática prática, que aproxima a advogada e o advogado do dia a dia na carreira”, destacou o presidente da Escola, Raphael Castelo Branco.

Para o Diretor Adjunto para a Jovem Advocacia da ESA-CE, Eduardo Bezerra, “as Oficinas Jurídicas são muito importantes para aquelas pessoas que desejam de forma prática, aprender a materializar determinadas ações judiciais, seja por falta de experiência, por transição de carreira, ou para ampliar a atuação do seu escritório em outras áreas do direito”.

O coordenador Pedro Brito falou sobre a metodologia das ações. “As oficinas visam promover o aprendizado técnico prático do advogado, aliado ao que ocorre no dia a dia. A base de tudo é fazer com que o aluno das Oficinas Jurídicas possa sair da sala podendo oferecer aquele serviço ou pelo menos entendendo como cobrar, quanto cobrar e como inicialmente atender as demandas de seus clientes. É aberta a todos, não somente para advogados. Os acadêmicos também podem participar! O público varia entre os mais experientes ou os menos experientes. São todos bem-vindos”.

“Recebo com alegria a nomeação para coordenar as Oficinas Jurídicas da ESA Ceará. A advocacia é uma construção diária de estudo, prática e propósito, e as Oficinas Jurídicas representam uma oportunidade de unir aprendizado e experiência na formação de uma nova geração de profissionais comprometidos com a ética e o conhecimento”, disse a coordenadora Juliana Barros.

Em 2025, a ESA-CE realizou sete Oficinas Jurídicas, abordando diferentes práticas em “audiência de custódia”, “visual law e linguagem simples”, “registro de marcas”, “ações bancárias’, “contabilidade para advogados”, “usucapião judicial e extrajudicial” e “práticas internacionais”.

Eduardo Bezerra adiantou que no “próximo ano, iremos inovar com os ciclos de oficinas temáticas, onde serão eleitos os serviços mais procurados, nas mais variadas áreas do direito, trazendo o conhecimento de forma clara, para que no dia seguinte você já possa implementar no seu escritório”.