Números da ESA-CE refletem interesse crescente da advocacia cearense na educação jurídica
As conquistas de 2025 continuam sendo celebradas pela diretoria da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE). Ao longo do primeiro ano da gestão, os números revelaram continuidade do crescimento verificado no triênio anterior.
De acordo com o relatório “ESA-CE em Números”, a soma de inscritos nos 308 eventos ofertados pela Escola alcançou 31.465 pessoas. Entre cursos, palestras, seminários e oficinas, a advocacia cearense teve acesso a 1.435 horas/aula de conteúdo, com destaque para os eventos gratuitos, que chegaram a 303, representando a quase totalidade de capacitações.
Para o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, o resultado é fruto do trabalho de muitas mãos, focadas em capacitar a classe para um trabalho de excelência em todas as áreas do Direito. “Em 2025, colocamos a nossa Escola entre as maiores do país em número de inscritos, um movimento que contemplou a advocacia de todo o estado, seja na capital ou no interior”, declarou o gestor.
Um dos pilares da gestão, a interiorização também ganhou força com a realização de 111 eventos nas subsecções do Ceará, fortalecendo a autonomia do advogado e da advogada que atuam no interior do estado.
Para além do aspecto instrutivo, as capacitações da ESA-CE também contribuíram para que a advocacia obtivesse descontos na anuidade da Ordem. Ao todo, 71 eventos ofereceram essa possibilidade aos inscritos.
Com números expressivos e alcance ampliado em todo o estado, a ESA-CE consolidou, em 2025, uma trajetória de crescimento sustentável, marcada pela democratização do acesso ao conhecimento jurídico, fortalecimento da advocacia do interior e valorização profissional. Resultados que delineiam, com consistência, os próximos passos da Escola em 2026.