Passado e presente se (re) encontraram na última segunda-feira, 28 de maio de 2018. A energia e a garra da jovem advocacia reuniram-se à sabedoria e potência de experientes nomes e personalidades do meio jurídico. Por ocasião dos 30 anos de fundação da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA/CE), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu Sessão Solene de comemoração. “Consideramos a memória uma das bases da compreensão humana. Sem memória, não há estudo, nem conhecimento, muito menos razão”, ressaltou o diretor executivo da ESA/CE, Marcell Feitosa, durante seu discurso de agradecimento e homenagem.

Na ocasião, foram laureados todos os ex-diretores executivos da ESA/CE, que hoje avança em sua 11ª gestão; além do ex-presidente da OAB/CE e fundador da Escola, Raimundo Bezerra Falcão; e de personalidades e representantes de instituições que contribuem com a cultura jurídica cearense. Confira aqui a galeria de fotos da solenidade.

Durante seu discurso, Marcell Feitosa ainda fez um resgate histórico da Escola, destacou todos os componentes das 10 gestões anteriores a sua, reafirmou o compromisso da ESA/CE com a capacitação, atualização, aperfeiçoamento técnico-profissional e difusão da cultura jurídica, além de ressaltar a importância de reconhecer as contribuições dadas ao longo dos 30 anos de Escola. “Na corrida de revezamento com bastão, que entendemos ser o mandato desenvolvido em prol do sistema OAB, revela-se de singular importância ressaltarmos as contribuições individuais e coletivas que permitiram estarmos aqui nesta sessão solene para, em júbilo, comemorarmos os 30 anos de fundação da Escola Superior de Advocacia do Ceará”, afirmou.

O deputado Leonardo Araújo (MDB), autor do requerimento, abriu a solenidade e destacou a importância da atuação da ESA/CE. “É uma honra poder homenagear uma escola de advocacia que fomenta a vontade dos jovens acadêmicos que saem dos bancos da faculdade para a profissão, que eu considero uma das mais difíceis, mas também uma das mais gratificantes, porque representa a voz direta da sociedade nos tribunais e nas câmaras de conciliação do Brasil", destacou.

 

DIRETORIA E PERSONALIDADES HOMENAGEADAS

Denise Lucena Cavalcante, ex-diretora executiva da Escola (1996/1997), foi uma das homenageadas e se pronunciou, representando ex-diretoras e ex-diretores da ESA Ceará. "Não somos nós, os ex-diretores, uma história do passado, fazemos parte de um presente, estamos na mesma luta diária. A escola já era modelo no passado, e deverá ser sempre formada por homens e mulheres competentes, porque precisamos desse combustível que falta hoje no País; o combustível da advocacia, de uma carreira que luta e mostra perseverança", enfatizou.

O fundador da ESA/CE, Raimundo Falcão, então presidente da OAB/CE (1987/1989), hoje membro vitalício da seccional cearense da Ordem, foi homenageado e fez seu pronunciamento em nome das personalidades que contribuem com a cultura jurídica cearense, então homenageadas.  “Sinto-me muito agradecido ao ver que, passados 30 anos, a Escola de Advocacia ainda existe pujante, porque aqueles que vieram depois de mim deram continuidade ao trabalho de formação dos advogados e não deixaram a Escola desaparecer. Essa é uma vaidade que se equipara ao agradecimento, não é uma vaidade malsã", salientou.

 

CONFIRA OS HOMENAGEADOS 

Ex-diretoras e ex-diretores da ESA/CE foram laureados com entrega de comendas. São eles: José Milton Gaspar Brígido ("in memoriam") – 1989/1991; Sueli Nogueira de Holanda - 1991/1993; Mônica Maria de Paula Barroso - 1993/1995; Pedro Henrique Gênova de Castro - 1995/1996; Denise Lucena Cavalcante - 1996/1997; Juvêncio Vasconcelos Viana - 1996/1997; Eduardo Rocha Dias - 1998/2000, representado pelo também homenageado, Marcelo Dias Ponte - 2007/2009; Otávio Luiz Rodrigues Júnior - 2001/2003, representado pela também homenageada, Cynara Monteiro Mariano - 2004/2006; Caio Valério Gondim Reginaldo Falcão - 2010/2012 e 2013/2014 e Vanilo Cunha de Carvalho Filho - 2014/2015.

Personalidades que contribuem com a ciência jurídica também foram homenageados com  a entrega de comendas: Raimundo Bezerra Falcão, membro honorário vitalício da OAB-CE e fundador da ESA/CE; José Carlos Fortes Rocha, diretor da Fortes Tecnologia em Sistemas LTDA; Francisco Ernando Uchôa Lima, membro honorário vitalício do Conselho Federal da OAB e da OAB-CE; Paulo Napoleão Gonçalves Quezado, membro honorário vitalício da OAB-CE; o advogado com 50 anos de militância, José Américo Catunda Timbó; José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral, diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA); Leandro Vasques, membro do Conselho Consultivo da ENA; Roger A. Fragata Tojeiro Morcelli, superintendente da Associação dos Advogados de São Paulo; e Jorge Cysne Gurgel Filho, diretor da Elore Tecnologia em Educação LTDA.

Também participaram da solenidade o advogado e professor Danilo Mota; o presidente do Instituto dos Advogados do Ceará, João de Lemos; Tiago Asfor Rocha, representante dos advogados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); Francilene Gomes de Brito, conselheira federal da OAB/Brasília; Marcelo Mota e Roberta Vasques, respectivamente presidente e vice-presidente da OAB/CE; o tesoureiro da OAB/CE, Gladson Mota; o secretário geral adjunto e conselheiro da OAB-CE, Fábio Timbó; o presidente da OAB/CE jovem, Marcelo Muniz, o presidente da Ajaforte, Rafael Sales, o ex-deputado estadual Leorne Belém, além de representantes da Nova Advocacia e da AJA, entre outros.

 

SAIBA MAIS SOBRE A ESA/CE

A Escola Superior de Advocacia do Ceará foi fundada em 02 de agosto 1988, com o nome de Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (FESAC), pelo então presidente do Conselho Seccional da OAB-CE, Raimundo Bezerra Falcão, que a instituiu em forma de fundação de direito privado, sem fins lucrativos, passando, com isto, a ser a primeira (e atualmente a única) Escola Superior de Advocacia a ser organizada nesse modelo.

A primeira sede própria da ESA foi inaugurada no dia 11 de agosto de 1989 - dia do advogado. Estava presidente da OAB/CE o Dr. Ernando Uchoa Lima que assim se pronunciou: “A Escola se destina a programar cursos de atualização e aperfeiçoamento de profissionais da advocacia. O Conselho Seccional tem o propósito de fazer da Escola Superior um centro de defesa da cidadania e um instrumento eficaz a serviço da comunidade cearense.” O edifício recebeu o nome do jurista Paulo Bonavides. Na cerimônia estavam presentes advogados; magistrados e jornalistas; como também o próprio professor Paulo Bonavides;  o deputado Antonio Câmara; o Procurador Geral de Justiça Aldeir Nogueira Barbosa; o Secretário de Justiça Gilberto Sampaio; e o deputado Paulo Napoleão Gonçalves Quezado. Abençoou as instalações o Monsenhor André Camurça.

Hoje, após 30 anos de fundação, em sua 11ª gestão; conduzida por Marcell Feitosa, Ana Karine Moreira, Edson Portela, Nestor Santiago, Guilherme Eliano, Roberto Victor Ribeiro, Léa Feitosa, Marcelo Muniz, Tiago Mendes, Pedro Rocha Neto, Valéria Bonfim, Ana Cláudia Mesquita, Nayara Amália, Alencar Junior, e Mário Lúcio Sousa; a Escola orgulha-se de seguir cumprindo o seu papel, honrando seus antecessores, beneficiando a advocacia, desde 2016 até abril de 2018, com mais de 25 mil inscritos em seus mais de 800 cursos e eventos ofertados durante esse mesmo período.

No decorrer dos anos de 2016 e 2017, a ESA Ceará promoveu mais de 700 cursos para a advocacia cearense. Do total, mais de 500 foram ofertados gratuitamente. Um total de 3.371 alunos foram beneficiados com desconto na anuidade da ordem, somente nos cursos gratuitos. Dos cursos presenciais, 155 ocorreram somente em Fortaleza e beneficiaram 8.500 alunos. A oferta da modalidade presencial no interior teve um incremento de 68% entre os dois anos, contando 25 cursos em 2016 e outros 42 em 2017. O investimento na interiorização da Escola revelou um aumento de 52% na quantidade de alunos beneficiados, somando 1.964 alunos no primeiro ano, contra 2.997 em 2017.

A advocacia cearense ainda conta com cursos telepresenciais ofertados em todas as subsecções do Estado, beneficiando um adicional 7153 inscritos alunos inscritos nos 527 cursos promovidos durante os dois primeiros anos de gestão.

Avançando nas soluções criativas para educação, a ESA Ceará adotou, em 2017, a modalidade online de ensino e com conteúdo próprio. Uma nova plataforma, intitulada Ensino sem Distância, foi lançada durante a VII Conferência Estadual da Advocacia Cearense, nos dias 05 e 06 de outubro daquele ano, inaugurando um ciclo inovador da Instituição.