Pesquisar
Close this search box.

Nota de pesar – Calvino Pereira da Silva

A  Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESACE) manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Calvino Pereira da Silva, servidor há 58 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará.

Nascido em 02 de abril de 1944, Calvino Pereira era casado e deixa dois filhos e dois netos. Pela Ordem, iniciou sua carreira no dia 1° de agosto de 1962, aos 18 anos, vindo de Russas, a 165 quilômetros da Capital. Passou por 24 gestões, conheceu os primeiros advogados do Ceará, foi testemunha ocular da evolução da OAB e trilhou o seu caminho sempre com um sorriso estampado no rosto. Um verdadeiro admirador da sétima arte, também era membro da Academia Cearense de Cinema (ACC).

O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, decretou luto oficial por três dias. “Uma perda irreparável e que para sempre estará guardado em nossos corações. Calvino era um verdadeiro patrimônio humano da nossa Instituição, que diariamente nos preenchia com o seu caloroso abraço, amizade e grandes lembranças. Decreto o luto oficial e que seja seguido o protocolo de falecimento de um ex-presidente da Ordem dos Advogados”.

Em razão do legado de relevantes serviços prestados à classe dos advogados, por mais de 50 anos, e à preservação de sua memória, o presidente da Ordem Alencarina, nomeou, através da portaria n° 74/2020, o memorial da OAB Ceará, idealizado e construído pelo servidor falecido, como MEMORIAL CALVINO PEREIRA. “Tão logo possível, estaremos eternizando esse grandioso homem, profissional e amigo”, destacou Dantas.

“A história é o único liame que liga o presente ao passado. Talvez até se exista sem história. Mas não se pode viver sem ela. Pois viver também é rememorar o passado, cainhando pelas trilhas da história. O presente se torna mais belo com os fatos do passado. Toda história tem o seu início. E toda história tem o seu fim”, Calvino Pereira da Silva.

Homenagens

“Calvino pôs sua vida a serviço da OAB, mais de cinquenta anos dedicados à instituição. Primava pelo profissionalismo e fidalguia com que tratava a todos. Era muito estimado por todos. Sua lembrança ficará gravada na memória afetiva da classe. Indelevelmente”, Hélio Leitão, ex-presidente da OAB Ceará triênio 2004/2009

“O carinho com que seu Calvino recebe a todos nós advogados é gratificante”, afirmou o presidente da Secional Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, ex-presidente da OAB Ceará triênio 2010/2015

Memorial do Advogado

O Memorial do Advogado, teve como anfitrião Calvino Pereira, que montou o museu peça a peça, foto a foto, disponibilizando utensílios pessoais e de arquivos encontrados em acervos. “Alguns utensílios utilizados por ele mesmo como o mimeógrafo da década de 1970 que “custava algo semelhante a um Volkswagen zero Km (Fusca). Tive que fazer um curso para usá-lo”, conta Calvino.

História

Calvino também deixa mais um legado: a história da OAB contada em um site. Cuidadosamente pensando e aprovado na gestão 2019/2021, a página desenvolvida contém informações como prefácio, instalações de diretorias, conselhos e muito mais.

Fonte: http://oabce.org.br/