Pesquisar
Close this search box.

Solenidade virtual: Diretoria da ESA na Subsecção do Crato é empossada e já apresenta programação de palestras em benefício da advocacia

Na Subsecção do Crato, a nova diretoria da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE) foi nomeada através da portaria conjunta nº 03/2020, assinada pelo presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; presidente da Subsecção do Crato, Reno Feitosa; e o presidente da ESA-CE, Eduardo Pragmácio. Através da sessão de posse virtual, foram nomeados: o presidente Helter Dias Lima, o vice-presidente Dante Feitosa Siebra Holanda; a secretária-geral Gabrielle Kalline Mendes; e o diretor acadêmico Éverton de Almeida Brito.

Durante a solenidade, o presidente Erinaldo Dantas destacou o trabalho da nova gestão da ESA, que já vem proporcionando a assistência necessária à diretoria da região. “A sinergia entre a OAB-CE e a ESA-CE tem sido extremamente proveitosa para advocacia de todo o Ceará. A ESA está com um novo dinamismo, utilizando vários instrumentos de tecnologia e ferramentas de gestão. Estamos trabalhando para uma Escola com mais cursos e maior capacidade, onde vamos começar uma sequência de cursos e queremos o envolvimento de todos neste processo. A nossa ideia é fomentar cada vez mais o ensino jurídico no interior do Estado, com união e trabalhando para que vocês possam ter uma jornada de muito sucesso. Vocês receberão todo o suporte necessário da OAB para oferecer o melhor trabalho possível na região, dando a resposta que a classe precisa com mais ações positivas”, pontuou.

O presidente da Subsecção Crato, Reno Feitosa, ressaltou a confiança nos novos diretores e em uma gestão que deixará um legado positivo para o desenvolvimento da advocacia. “Nós temos na ESA do Crato todas as instituições universitárias do Cariri representadas. Isso nos permite estabelecer um diálogo mais profícuo e prestar um serviço que a advocacia tem cobrado, porque nossa programação deste ano foi cancelada, infelizmente, em virtude da pandemia. Temos um desafio enorme de promover o ensino jurídico em meio a uma situação tão difícil, mas eu acredito na ESA e em todos os colegas que formam essa diretoria, onde eu deposito toda a confiança e satisfação. Certamente, ao final da gestão a ESA-CE deixará um legado de orgulho e vitória”, afirmou.

Já o presidente da ESA-CE, Eduardo Pragmácio, reforçou a alegria em participar do momento de posse e o trabalho da entidade neste período de organização e maior aproximação. “O mês de julho está sendo um período de um trabalho silencioso e de reformulação, mas já iniciamos uma grande sinergia entre a capital e o interior, para ampliar esse contato, além da sinergia com as Comissões e com a própria OAB, unindo forças. A ESA pretende ser tecnológica e inclusiva, com a participação da mulher advogada, do advogado do interior, investindo nessas vertentes e se preocupando sobretudo com a formação profissional, não só a do jovem advogado, mas de toda a classe”, concluiu.

Helter Dias Lima, empossado como novo presidente da ESA Crato, agradeceu a confiança depositada pelo Sistema OAB e por todos que integram a nova gestão, assumindo o compromisso de manter uma programação rica e constante na difusão do conhecimento. “Com todas as cidades da nossa Subsecção, afirmamos o compromisso de uma gestão de eventos e cursos descentralizada, com uma ESA altiva, plural e dinâmica, onde a ciência seja um norte, respeitando a autonomia das universidades e dialogando constantemente com estas na busca de parcerias. Hoje, a ESA do Crato realinha sua função institucional, poética em essência e aguerrida em missão, e retorna para a OAB com a missão de conjuntamente produzir o conhecimento libertário, com bandeiras que coloquem em evidência as mulheres, os negros, a diversidade sexual, a diversidade religiosa e todos os demais segmentos historicamente excluídos”, defendeu.

Para o membro da Comissão Especial de Estudo do Direito Penal da OAB Nacional, Waldir Xavier, que prestigiou esse grande momento para a região do Crato, a formação da nova diretoria merece ser parabenizada por contemplar as instituições de ensino da região, evidenciando a importância da Escola para a advocacia. “Considero a ESA um dos braços mais importantes do Sistema OAB, por incrementar o ensino jurídico, o aperfeiçoamento, o aprimoramento constante, não só do jovem advogado, mas de todos que precisam desse conhecimento perene. A arma do advogado é o conhecimento”, apontou.