Pesquisar
Close this search box.

Reunião de Presidentes da ESA-CE é marcada por balanço de ações do ano e planejamento de novos projetos

Apresentando os resultados de 2021 e as perspectivas para a próxima gestão, a diretoria da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) realizou, na tarde desta quarta-feira (8), de modo virtual, a última reunião da gestão com os Presidentes das Subseccionais da entidade.

Eduardo Pragmácio Filho, presidente da Escola, iniciou o encontro apresentando o panorama geral com números de cursos e os resultados conquistados, como a paridade de gênero e a interiorização das ações. No acumulado de 2021, até o mês de novembro, a ESA-CE promoveu 174 eventos, sendo 55 destes realizados pelo interior. Entre cursos, seminários e diferentes capacitações, a ESA-CE contou com a participação 666 palestrantes mulheres e 564 homens, reafirmando, com isso, a valorização da mulher.

“Os números de inscritos comprovam o sucesso de nossa atuação, foram 39.834 inscritos neste ano, contabilizados até o último mês. São números superlativos que nos alegram bastante, sobretudo, a conquista da paridade de gênero, porque este foi o nosso primeiro ato de gestão. Então, a missão que o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, nos confiou foi entregue, tanto com a paridade de gênero, quanto com a interiorização das nossas ações. E tem muito mais que podemos profissionalizar, ampliar nossa comunicação e aperfeiçoar a avaliação de nossos cursos para melhoramos ainda mais”, pontuou o presidente.

O Diretor Adjunto para as Subsseccionais da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, destacou em sua fala a transparência da gestão, que a cada mês apresentou resultados exitosos, entusiasmando as gestões das Subsecções para uma atuação mais assertiva. “Parabenizar a todos e todas desse grupo pelo compromisso assumido com o diálogo e a transparência. Investimos em melhorias internas, ampliação de cursos, possibilitamos mais autonomia para o interior. Aproveito para também parabenizar a equipe que se dedicou arduamente para que a ESA-CE não parasse em momento algum, seja por conta dos desafios da pandemia, seja no período eleitoral”, destacou Castelo Branco.

Os presidentes de Subsecções da ESA manifestaram gratidão, reconhecimento e votos de novos projetos para as próximas gestões. Angélica Nojosa, presidente da ESA Subsecção Vale do Salgado, destacou o desejo da advocacia da região pelo retorno das atividades presenciais. Já Taffarel Silveira, que preside a ESA Subsecção Maciço de Baturité, ressaltou a promoção de um mestrado para a advocacia, pleito antigo da classe, que a atual gestão conseguiu efetivar.

“Esta foi uma gestão que ficou marcada pela realização de vários cursos e grandes eventos”, destacou Ramon Barreto, presidente Subsecção Litoral Leste. Um deles foi realizado recentemente na Subsecção Crato, presidida por Hélter Dias Lima, que teve como palestrante a ministra Carmem Lúcia.

O presidente da Subseccional no Cariri propôs maior integração entre as Escolas do interior, com ações conjuntas, alinhamentos de demandas importantes, para diversificar e ampliar o acesso aos cursos da ESA-CE, idealizados e realizados pelo interior.

Deysiane Souza e Davi Taumaturgo, presidentes das Subsecções Itapipoca e Sertões de Crateús, respectivamente, reiteraram os agradecimentos e as expectativas de novos projetos para as próximas gestões.

Durante o diálogo, a Tesoureira da ESA-CE, Érica Martins agradeceu o empenho de todos os presidentes em descentralizar as ações para que mais advogadas e advogados tivessem acesso e reforçou a ampliação da comunicação dos trabalhos da Escola.

O Diretor Adjunto para a Jovem Advocacia da ESA-CE, Átila Gomes, encerrou as falas compartilhando as tratativas com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), que poderão resultar na abertura de editais de mestrado e doutorado com vagas exclusivas para a advocacia, ainda no ano de 2022.

A reunião também contou com a participação de Deyvison Ribeiro, presidente da ESA Subsecção Vale do Jaguaribe, e da equipe técnica administrativa da ESA-CE.