Pesquisar
Close this search box.

II Congresso de Direito Público recebeu palestrantes renomados em três dias de programação

O II Congresso Interamericano de Direito Público aconteceu nos últimos dias 22, 23 e 24/11, com transmissão pela plataforma de eventos da ESA Ceará e reuniu grandes nomes da área, em uma realização das subsecções Crato e Juazeiro do Norte da OAB e da ESA. A programação gratuita recebeu quase 1000 inscritos, de diversas regiões do Estado e do país. 

Entre os palestrantes, a ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia, ministrou palestra com a temática “O Estado do Séc. XXI: Uma introdução sobre a Teoria do Estado na contemporaneidade”.  Responsável pela organização acadêmica do evento, o advogado e diretor da subsecção Crato da ESA, José Nilton de Menezes, pontuou que o intuito da realização do evento era possibilitar o acesso a conteúdos de extrema relevância, com professores renomados e de alto nível acadêmico.

“Esse evento teve dois objetivos primordiais: celebrar os 90 anos do homenageado Dalmo de Abreu Odalari, professor emérito da Universidade de São Paulo; e pensar e repensar a Teoria do Estado, que está em crise. Discutir sobre o Estado e as transformações econômicas. A programação congregou professores de diversas instituições brasileiras e até mesmo da Inglaterra, e demonstrou, pelo número de inscritos, abordar temática que merece ser debatida”, afirmou Nilton.

Participaram da programação ainda os professores Nina Ranieri, Murilo Gaspardo, Alfredo Saad Filho, Luana Renostro Heinen, Adamo Dias Alves, Rafael Valim, Eunice Prudente, Floriano Marques Neto e Eneida Desiree Salgado. Entre os temas abordados, foi discutida a importância da manutenção da disciplina Teoria do Estado nos cursos de direito, neoliberalismo e direitos humanos e o caso da governança financeira global.

“Esse é mais um exemplo do protagonismo das subsecções na gestão, que desenvolvem projetos de grande impacto, independente da região do Estado. Com a programação acontecendo online, pudemos compartilhar o que estava acontecendo na região do Cariri com todo o Ceará e o Brasil, expandindo conhecimento”, celebra Raphael Castelo Branco, diretor adjunto para subsecções da ESA Ceará.