Pesquisar
Close this search box.

ESA Nacional e ESAs realizam XXIX Encontro Nacional de dirigentes de Escolas Superiores de Advocacia

Dirigentes da Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional) e das Escolas Superiores de Advocacia das seccionais da OAB se reuniram, nesta quarta-feira (9), em ambiente virtual, para a realização do XXIX Encontro Nacional de dirigentes de Escolas Superiores de Advocacia. A ação tem por objetivo reunir os principais diretores e dirigentes do sistema de ensino da Ordem para o debate de propostas e para a discussão de projetos educacionais voltados para a advocacia.

No encontro, foram apresentados projetos e ações que irão fortalecer a atuação e o oferecimento de cursos pela ESA Nacional e pelas ESAs de todo o país. O principal ponto debatido foi uma proposta de curso de pós-graduação, de forma gratuita, na área de advocacia cível. A medida será voltada para atender a jovem advocacia, com o oferecimento gratuito de 10 mil bolsas de estudo, por parte da OAB Nacional e da ESA Nacional, promovendo qualificação de primeira linha para advogados de baixa renda.

Um edital com todas as informações e detalhes acerca do curso e das bolsas ainda será divulgado nos próximos meses. O objetivo é oferecer um curso que tenha em seu conteúdo programático as questões que envolvem sucessões, execuções, direito de família, direito do consumidor, procedimentos em juizados especiais e outros pontos que vão garantir qualificação primordial para preparar a jovem advocacia para os desafios do mercado profissional.

A pós-graduação será inteiramente gratuita, online, com tutoria a distância. O coordenador do projeto é o professor Pedro Miranda, e conta ainda com docentes de grande renome na equipe. Além das bolsas oferecidas pela OAB Nacional e pela ESA Nacional, as seccionais e ESAs que desejarem também poderão oferecer mais bolsas, fortalecendo a ação. Será um projeto social para qualificar gratuitamente a advocacia em tempos em que muitos sofrem perdas em razão da pandemia de covid-19.

O diretor-geral da ESA Nacional, Ronnie Preuss Duarte, destacou a importância do projeto e da participação de todo o sistema de ensino da OAB para a formação continuada da advocacia. “Agradeço o empenho e a participação de todos na formatação e no debate de ideias como essa. A ESA Nacional e as ESAs prestam importante serviço para a advocacia e para a sociedade também, garantindo formação continuada e profissionais qualificados para atender às demandas cada vez mais complexas que enfrentamos em nossa atuação cotidiana. Estamos recebendo as sugestões de todos acerca do conteúdo programático e a ideia é realizarmos um grande projeto social com esse curso, atendendo primordialmente as necessidades da advocacia iniciante”, disse Ronnie Duarte.

Além desse tema, os dirigentes também debateram sobre a plataforma de ensino da ESA Nacional e a importância da adesão das ESAs ao ambiente virtual para o fortalecimento do sistema, com oferecimento de uma gama maior de cursos, padronização de filmagens e treinamento de equipe e de professores. Foram apresentados ainda dados e informações sobre o EAD no país, área que registrava grande crescimento nos últimos anos e que ocupa uma posição de destaque ainda maior no cenário atual.

Texto: reprodução OAB Nacional