Pesquisar
Close this search box.

ESA-CE realiza workshop sobre Direito de Família com foco nas implicações da era digital

A era digital e o estabelecimento de relações virtuais dos mais diversos tipos, têm implicações diretas no Direito. Nesse sentido, a Escola Superior de Advocacia do Ceará se propõe a discutir como essa temática se interliga e afeta o Direito de Família, realizando um workshop nos dias 6, 7 e 8 de outubro. A capacitação é online, com transmissão no canal da ESA-CE no YouTube, sempre às 19h. As inscrições são gratuitas e estão abertas em www.esace.org.br.

A programação conta com três painéis de discussão: “Direito de Família: do abandono digital à regulamentação da convivência virtual”, “Direito das Sucessões: sucessão dos bens digitais” e “Direito Processual: valoração das provas digitais no direito da família”. Todos os painéis se concentram em temáticas atuais e com fortes implicações no dia a dia da advocacia.

Com mais essa atividade, a Escola busca proporcionar cada vez mais capacitação, promovendo trocas de conhecimento entre os participantes e os convidados que compõem as mesas de discussão. “A ESA-CE está sempre colocando em debate os temas mais atuais, para que os profissionais estejam prontos para lidar com as demandas do mercado. Nossa ideia é proporcionar uma capacitação de valor, que impacte na desenvoltura dos advogados e advogadas frente aos desafios do dia a dia”, explica Wyllerson Matias, vice-presidente da instituição.

SERVIÇO

Workshop Direito de Família

Período: 6, 7 e 8/10

Horário: 19h

Investimento: Gratuito

Transmissão: youtube.com/esaceara

Inscrições: www.esace.org.br

PROGRAMAÇÃO

Data: 6/10

Horário: 19h

Tema: “Direito de Família: do abandono digital à regulamentação da convivência virtual. Implicações da era digital na guarda e na convivência”

Palestrantes:

Roberta Quaranta – Defensora Pública do Estado do Ceará. Diretora Nacional das Defensorias Públicas de Família do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.  Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Especialista em direito notarial e registral. Foi presidente da Comissão de Acesso à Justiça da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará e Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará – ESDP. É membro do Conselho Editorial da OAB/CE.  Leciona na Pós Graduação da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e do Centro Universitário Christus – UniChristus.

Olivia Pinto – Advogada familiarista. Presidente da Comissão de Direito de Família da OAB/CE. Membro da Comissão Nacional de Direito de Família e Sucessoes da OAB. Mentora. Professora. Mestre em Direito Constitucional/UNIFOR.

Mediador: Wyllerson Matias – Vice-Presidente da ESA Ceará. Professor Especialista em Direito Imobiliário, Notarial e Registral, Mestre em Direito e Doutorando em Ciência Política.

Data: 7/10

Horário: 19h

Tema: “Direito das Sucessões: Sucessão dos bens digitais”

Palestrantes:

Murilo Goncalves –  Professor de Direito Civil, Mestre em Direito, Advogado e Consultor Jurídico.

Patrícia Ciríaco – Advogada, sócia da Ciríaco & Oliveira Advogados. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Direito (PPGD) da Universidade de Fortaleza (Conceito CAPES 6). Mestre em Ciências Jurídico-Políticas (Menção em Direito Constitucional) pela Universidade de Coimbra, PT. Especialista em Direito das Famílias e Sucessões pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus- SP. Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Vice-Presidente da Comissão de Direito das Famílias & Sucessões da AJAFORTE-Ce. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Membro parecerista convidada do corpo editorial da Revista Jurídica da Procuradoria-Geral do Distrito Federal. Professora de Pós Graduação e Curso Preparatório para o Exame de Ordem.

Mediadora: Rebeca Sousa Jorge – Advogada. Pós- Graduada em Processo Civil. Presidente da ESA- Canindé.

Data: 8/10

Horário: 19h

Tema: “Direito Processual: Valoração das provas digitais no direito de família”

Palestrantes:

Angélica Mota – Advogada, mestre em Direito pela UFC, professora, pesquisadora, presidente da Comissão de Processo de Família do IBDFAM-CE e da Comissão de Famílias e Sucessões da AJAFORTE, membro da Associação Brasileira de Direito Processual – ABDPRO e do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB-CE.

Vladia Feitosa – Advogada especialista em Direito de Família, Vice Presidente da OAB CE, Mestre em Direito Constitucional nas relações privadas, Professora e Coordenadora da Pós Unifor, Membro IBDFAM.

Mediadora: Nathalia Gonçalo – Advogada, Presidente da CAACE – Juazeiro do Norte, Vice presidente do IBDFAM Cariri, Diretora jurídica da APECOF – Associação Nacional dos Peritos em Computação Forense.