Pesquisar
Close this search box.

ESA-CE participa de momento inaugural do Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas da UECE

Na noite da última segunda-feira (23/11), tiveram início as atividades da turma do Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Na ocasião, o Diretor Adjunto para a Jovem Advocacia da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), Átila Gomes, representou a Escola e a OAB Ceará, parceiras da UECE para garantir a participação da advocacia no curso de pós-graduação.

Foram selecionados, inicialmente 35 alunos, sendo 12 deles advogados e advogadas. Com o resultado final da seleção, o número de vagas foi ampliado e beneficiou mais 15 alunos, em sua maioria representantes da advocacia.

O curso conta, além do apoio da ESA-CE, com parcerias também com o Ministério Público, representado na abertura pelo Diretor Geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Plácido Rios; e com o Tribunal de Justiça, representado pelo Diretor pedagógico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), Flavio José Moreira Gonçalves. As demais vagas foram preenchidas, portanto, por magistrados estaduais, membros do Ministério Público Estadual e Defensores Públicos estaduais.

“Estou em êxtase pelo crescimento do ensino no Estado do Ceará como um todo. A importância de unirmos os três pilares dentro de um processo, Ministério Público, magistratura e advocacia, reflete para que dentro do ensino possamos construir um processo seguro para entender a lógica do nosso dia a dia. Sou aluno egresso e afirmo que é um curso que deixa sementes que podem ser brotadas logo mais”, defendeu Átila Gomes.

O objetivo do mestrado é formar profissionais com capacidade teórico-analítica e operacional para compreender e atuar nas diferentes fases do processo de planejamento e gestão pública. As linhas de pesquisa do curso são: Avaliação de Instituições; Programas e Projetos Institucionais; Desenvolvimento de Tecnologias Sociais; Estado, Democracia e Participação Social; Família, Gênero e Geração; Planejamento e Gestão de Políticas Públicas; e Políticas Sociais e Desigualdades.

“Hoje é um dia de muita alegria para nós da UECE. Estamos aqui para um momento inicial de mais uma turma desse nosso valoroso programa de pós-graduação em Políticas Públicas. É um curso de formação para os operadores do Direito, mas também uma oportunidade para a Universidade, que cresce junto. É aprendendo, na medida que ensina, que produzimos conhecimento. Principalmente na defesa dos direitos que toda a população precisa ter garantidos”, celebrou a professora Josete de Oliveira Sales, reitora da UECE.

Também estava presente no momento de abertura o professor e coordenador do Programa, Horácio Frota. “Resolvemos nesse início deixar evidente a importância que a Universidade e o Programa dão a essa parceria e a essa experiencia. No momento que temos uma turma específica com profissionais como vocês, esperamos ter belos resultados”, afirmou.

Saiba mais em: https://politicasuece.com/