Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Diretoria da ESA-CE prestigia solenidades em comemoração aos 90 anos da OAB-CE

Diretoria da ESA-CE prestigia solenidades em comemoração aos 90 anos da OAB-CE

O dia 30 de março foi marcado por festividades em comemoração aos 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará. A diretoria da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) prestigiou o aniversário da Ordem cearense, participando das solenidades de denominação do prédio da sede, que passa a ser Luís Cruz de Vasconcelos, e da festa solene que ocorreu no Theatro José de Alencar.

A programação teve início com homenagens ao advogado, professor e ex-presidente da OAB-CE, Luís Cruz de Vasconcelos, que a partir de agora dá nome a sede da Ordem alencarina. A solenidade foi conduzida pelo presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, ao lado do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, e de familiares do homenageado.

Sede da OAB Ceará é nomeada em homenagem ao ex-presidente da instituição, Luís Cruz de Vasconcelos

O momento contou com a presença dos diretores da ESA-CE, Eduardo Pragmácio Filho e Raphael Castelo Branco, presidente e tesoureiro, respectivamente.

“Para nós da Escola Superior de Advocacia do Ceará é uma alegria ter o nome de um advogado e grande educador na principal sede da Ordem aqui no Ceará, que também integra a nossa ESA-CE. A festa pelos 90 anos da OAB-CE, ano que também marca os 35 anos da ESA-CE, é um grande congraçamento da nossa classe em prol da Justiça e da cidadania. A Ordem cearense, assim como a Escola, não atua apenas voltada para a classe, mas também para toda a sociedade. Por esse motivo ela é tão longeva, tão eficaz e, por isso, tão querida pela sociedade”, celebrou Eduardo Pragmácio Filho.

Raphael Castelo Branco ressaltou que esta é “uma justa homenagem ao professor Luís Cruz de Vasconcelos, que foi não só um timoneiro da educação jurídica de qualidade, mas também de uma advocacia pujante, comprometida com interesses da classe e da sociedade. Todo o time da ESA-CE saúde o sistema OAB nestes 90 anos e faz votos para que tenhamos muitos e muitos anos de história com mais conquistas para a advocacia e sociedade cearense”.

A solenidade no Theatro José de Alencar também foi prestigiada pelos diretores Érica Martins (Diretoria Acadêmica), Átila Gomes (Secretaria Geral) e Adhara Camilo (Secretária Adjunta).

“Sendo a advocacia uma atividade eminentemente intelectual, a ESA-CE possui fundamental contribuição para o desenvolvimento da instituição, pois é responsável pela promoção da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento acadêmico-profissional teórico e prático de seus membros. Desta forma, é muito gratificante para nós – como professores, advogados e membros de diretoria da atual gestão da Escola Superior da Advocacia – participar e prestigiar a celebração dos 90 anos da OAB-CE”, pontuou Érica Martins.

Adhara Camilo falou sobre sua alegria em participar efetivamente dos trabalhos da OAB-CE. “Fazer parte dessa história, ter contribuído e contribuir atualmente para a melhoria da nossa classe e sociedade, muito me orgulha e me alegra. Principalmente por toda sinergia entre a diretoria da OAB-CE, CAACE e ESA-CE, que juntas trazem o melhor para a classe! A Escola tem tido um papel fundamental para um estado mais democrático e justo. Praticamos a paridade de gênero nos nossos cargos, cursos, eventos e palestras, pois entendemos que colocar a mulher nesses espaços é mais que um direito, é uma questão de justiça e sabedoria”.

“Neste grandioso marco histórico de 90 anos da OAB-CE, fico feliz em saber que a ESA-CE tem sido reconhecida como uma instituição colaborativa e construtiva na promoção da defesa da advocacia, da cidadania e da justiça no Ceará. Acredito que a Escola desempenha um papel fundamental na promoção da excelência na advocacia no estado, fortalecendo a OAB-CE para a defesa dos valores e princípios que regem a profissão”, ressaltou Átila Gomes.

O evento também contou com as presenças dos presidentes de Subseccionais da ESA-CE, Raquel Souto (Itapipoca), Denis Aur (Canindé), Taffarel Silveira (Maciço de Baturité), Tiago Amorim (Serra da Ibiapaba) e Reginaldo Vilar (Região Metropolitana de Fortaleza), que também é Conselheiro da Escola.

Confira cobertura completa do aniversário de 90 anos da OAB-CE