Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia da ESA-CE inicia com Aula Magna de Conselheiros Federais da OAB

Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia da ESA-CE inicia com Aula Magna de Conselheiros Federais da OAB

Com o tema “Superação de desafios na advocacia”, a Aula Magna da 54ª edição do Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia foi ministrada pelos Conselheiros Federais da OAB pela OAB-CE, Hélio Leitão e Katianne Wirna, abordando a atuação profissional pelo viés de suas respectivas carreiras e áreas de atuação. A aula ocorreu na noite dessa segunda-feira (8) e deu início a semana de capacitação gratuita promovida pela Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), em parceria com a Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira da OAB-CE.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Ordem, Erinaldo Dantas, contando com a participação da vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, e a presença do Secretário Geral, David Peixoto. “A ESA-CE junto a CAAIC tem realizado esse importante curso, cujo o objetivo é passar para vocês uma visão panorâmica da advocacia para que possam fazer as suas escolhas profissionais. Deixo aqui algumas lições: trabalhar com estratégia vale muito mais do que talento; juntem-se com pessoas de bem; e conte com a OAB-CE para traçar os primeiros passos na profissão”, disse Dantas.

Os diretores da ESA-CE, Raphael Castelo Branco (Tesoureiro) e Átila Gomes (Secretário Geral) conduziram as atividades no primeiro dos cinco dias de capacitação, que contou também com a participação do Conselho Jovem da OAB-CE, representado pela presidente Júlia Barreto e os membros Eduardo Bezerra e Eric Freire.

“Esse curso é carro-chefe da ESA-CE, iniciativa premiada nacionalmente com o Prêmio Innovare, e que a cada edição se renova na busca pela excelência. O advogado ou a advogada que não se capacita continuamente estagna e até retrocede. Isso porque o Direito é dinâmico, se renova constantemente. As discussões são múltiplas e é importante que o sistema OAB-CE, por meio da ESA-CE, possa proporcionar esse tipo de atividade. E, em especial para a Jovem Advocacia, a Escola tem o compromisso de fortalecer essas atividades nos mais diversos recortes”, pontuou Castelo Branco.

Ao abordar o tema da Aula Magna, Katianne Wirna apresentou exemplos de boas práticas para o exercício profissional da Advocacia. “Compartilhar experiências e vivências é enriquecedor. Além de ser uma ótima oportunidade para ressignificar aprendizados, a Aula Magna possibilitou dividir e multiplicar com os alunos do Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia”, disse a Conselheira Federal.

Já o Conselheiro e ex-presidente da OAB-CE, Hélio Leitão, ressaltou a importância de conhecer e defender as prerrogativas da advocacia e de atuar pautado pela ética profissional. “É inadmissível que a advocacia não conheça as regras deontológicas, regras éticas que devem pautar o exercício profissional. Porque o advogado que atente contra a ética não merece respeito”, frisou Leitão.

Após as explanações da Aula Magna, os alunos levantaram questões acerca da falta de prática e experiência exigidas pelo mercado de trabalho. “Estamos articulando novas ações, por meio do Conselho Jovem e a ESA-CE, para oferecer à advocacia em início de carreiras oportunidades de atuação no mercado como ‘residentes’. O novo programa está sendo elaborado e, em breve, será lançado pela OAB-CE”, respondeu Christiane Leitão.

A programação do primeiro dia foi encerrada com a apresentação do professor Cícero Eduardo Ferreira, falando sobre a excelência da oratória para advocacia. O curso segue até o próximo dia 12, totalizando 15h/a gratuitas e com certificado da ESA-CE.

Além de conhecimento e network, a capacitação também possibilita descontos na anuidade 2024 da OAB-CE para todos os inscritos que participarem efetivamente da programação, cumprindo com pelo menos 75% de presença, e estiverem de acordo com o que determinam os normativos da OAB-CE.

Confira fotos do primeiro dia: