“Estamos buscando inovar na nossa gestão, e isso vai desde os trabalhos que estamos realizando internamente, até as parcerias fechadas para gerar cada vez mais benefícios, e chegar também nas programações dos eventos que realizamos. Nossa ideia é que os advogados e advogadas estejam preparados para quaisquer desafios que possam enfrentar, e que a ESA-CE possa capacitá-los para isso”, afirma Eduardo Pragmácio Filho, presidente da ESA-CE.

O evento faz parte de uma movimentação da ESA-CE em gerar uma programação cada vez mais completa à advocacia cearense, com ações de capacitação que extrapolam as salas de aula e chegam ao meio online. Com a programação, a Escola objetiva trazer discussões atuais para os participantes, com provocações que permeiam o dia a dia de trabalho dos advogados e advogadas na capital e interior do Estado.

A programação inicia na segunda-feira (24/8) com painel Advocacia e sistema OAB: vivências, desafios e perspectivas. Com mediação do Diretor Adjunto para Subseccionais da ESA-CE, Raphael Castelo Branco , a discussão conta com participação de Patrícia de Abreu Viana – Advogada especialista em Direito da Família e Sucessões, e 2ª vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE; e Glicia Thais Salmeron – Presidente da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente da OAB.

Na terça-feira, 26/8, a discussão é sobre Empreendedorismo e os desafios na Advocacia. Palestra a advogada e empreendedora, Ana Beatriz Furtado, sob mediação do advogado e Diretor para a Jovem Advocacia da ESA-CE, Átila Gomes.

Na quarta-feira, 26/8, Dia Internacional da Igualdade Feminina, o painel é sobre Medidas de enfrentamento à violência doméstica, com participação da advogada e secretária-geral adjunta da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-CE, Ivna Costa; e da advogada e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Raquel Andrade. A mediação do debate fica por conta da advogada e Tesoureira da ESA-CE, Érica Martins; e Christiane Leitão, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, participa como presidente de mesa.

No dia 27/8, o vice-presidente da ESA-CE, Wyllerson Matias, media discussão sobre a Diversidade de Gênero, com a participação de Sabrina Veras, advogada, membro do Conselho Consultivo OAB Jovem; vice-presidente nacional do MDB Diversidade, conselheira no Conselho Cearense da Mulher e presidente do MDB Mulher de Fortaleza; e Murilo Gonçalves, advogado, consultor jurídico e professor de Direito Civil.

A programação do Advocacia em Debate encerra na sexta-feira, 28/8, com debate sobre Advocacia Empresarial e os impactos da Covid-19. Com mediação do diretor acadêmico da ESA-CE, Leonardo Leal, o momento conta com participação da advogada e pós-doutora, Uinie Caminha, do advogado militante, Abimael Carvalho, da advogada e doutora em Droit, Gestion e Science Po, e do sócio-fundador do escritório Bmadv, Lucas Barreto.

Informações:
Advocacia em Debate
Data: 24 a 28/8
Horário: 19h às 20h30
Transmissão: Canal ESA-CE no YouTube.

Programação

24/8 – segunda-feira

Tema: Advocacia e sistema OAB: vivências, desafios e perspectivas.

Mediador: Raphael Castelo Branco – Advogado e Diretor Adjunto para Subseccionais da ESA-CE

Palestrantes:

Patrícia de Abreu Viana – Advogada especialista em Direito da Família e Sucessões, 2ª vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE

Glicia Thais Salmeron – Presidente da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente da OAB

25/8 – terça-feira

Tema: Empreendedorismo e os desafios na Advocacia

Mediador: Átila Gomes – Advogado e diretor para a Jovem Advocacia ESA-CE

Palestrantes:
Ana Beatriz Furtado 
– advogada no RFurtado Advogados, especialista em Direito Público e pós-graduanda em Direito Societário pela UNIFOR e co-fundadora da HerMoney.

26/8 – quarta-feira

Tema: Medidas de enfrentamento à violência doméstica.

Mediadora: Érica Martins – Advogada e tesoureira ESA-CE

Presidente de mesa: Christiane Leitão – presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE

Palestrantes:
Ivna Costa 
– Advogada com ênfase em Direito das Famílias e de Sucessões. Secretária Geral Adjunta da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/CE. Conselheira Consultiva Jovem da OAB-CE. Tesoureira Adj. da Associação Nova Advocacia.
Raquel Andrade – Advogada. Mestranda em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Membro da Comissão de Direitos Humanos e Vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE. Coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

27/8 – quinta-feira
Tema: Diversidade de gênero

Mediador: Wyllerson Matias – advogado e vice-presidente da ESA-CE

Palestrantes:
Sabrina Veras
 – Conselheira Jovem OAB-CE; Vice-presidente Nacional MDB Diversidade; Conselheira no Conselho Cearense da Mulher; Presidente do MDB Mulher de Fortaleza.
Murilo Gonçalves – Professor de Direito Civil, Mestre em Direito, Advogado e Consultor Jurídico.

28/8 – sexta-feira

Tema: Advocacia empresarial e os impactos da Covid-19

Mediador: Leonardo Leal – Advogado e diretor acadêmico ESA-CE

Palestrantes:
Uinie Caminha
 – Pós-doutora pela universidade de São Paulo (USP) e professora do programa de pós-graduação da Universidade de Fortaleza.
Abimael Carvalho – Advogado militante, pós-graduado em Direito Empresarial e Processual.
Jana Brito – Advogada, head de inovação empresarial e desenvolvimento de negócios no Brandão e Advogados; doutora em Droit, Gestion e Science Po.
Lucas Barreto – sócio-fundador do escritório Bmadv, graduado em Direito e graduando em Ciências Contábeis (UFC).