Pesquisar
Close this search box.

Jornada de Desenvolvimento e Meio Ambiente acontece no dia 30/6, com transmissão gratuita na plataforma de cursos da ESA-CE

Reforçando a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a OAB Ceará realiza a Jornada de Desenvolvimento e Meio Ambiente no dia 30/6 . O evento acontece especialmente neste mês de junho em alusão ao dia mundial do meio ambiente, comemorado em 5/6, e reúne profissionais que atuam na área para discutir uma série de temáticas. O evento é online e gratuito, com inscrições e transmissão pela plataforma de cursos da ESA-CE: cursos.esace.org.br.

A programação tem início às 15h e os painéis têm como temas a retomada verde pós-pandemia, economia azul e mudanças climáticas, ecocídio, retrocessos administrativos e legislativos ambientais no Brasil, compliance ambiental e educação ambiental. Participam professores, pesquisadores, advogados e cientistas ambientais, compartilhando conhecimentos ligados a cada uma das temáticas.

O evento é aberto ao público e realizado através da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas da OAB-CE (CEBRAONU), e da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE).

Programação:

Jornada de Desenvolvimento e Meio Ambiente
Data: 30/6/2021
Horário: 15h às 18h
Carga horária: 3h/a
Gratuito

Realização: Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas da OAB-CE (CEBRAONU) e ESA-CE

Apoio: Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE, Comissão de Compliance da OAB-CE, Comissão de Direito Ambiental da OAB-CE, ESA-CE, Instituto Verdeluz e Petit Comité de Recherche

Painéis e Palestrantes:

Retomada Verde Pós-pandemia
Fábio Sobral
Economista com doutorado em Filosofia pela Unicamp. Professor da UFC nos cursos de graduação em Economia Ecológica e Economia e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFC). 

Economia Azul e Mudanças Climáticas
Marcelo de Oliveira Soares
Cientista-Chefe de Meio Ambiente do Estado do Ceará. Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutor pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professor associado do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR/UFC) e bolsista de produtividade do CNPq (Oceanografia-1D). 

Ecocídio
Djalma Brochado
Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (cotutela em Direito Europeu pela Università di Pisa). Pesquisador visitante bolsista na Université de Paris. Sócio advogado no escritório Dionizio & Brochado Advocacia.

Retrocessos administrativos e legislativos ambientais no Brasil
Beatriz Azevedo
Advogada e ativista ambiental. Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford, especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela PUC/ Minas. Co-fundadora do Instituto Verdeluz e do coletivo Ceará no Clima. Secretária adjunta da Comissão de Direito Ambiental da OAB-CE.

Compliance Ambiental
Jana Brito
Advogada. Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com estágio internacional na Universidade de La Rochelle (França). Mestra em Direito e Desenvolvimento pela UFC. Consultora ad hoc do CNPq. Diretora executiva do Petit Comité de Recherche (consultoria em ensino, pesquisa e inovação). Presidente da Comissão de Compliance da OAB-CE.

Educação Ambiental
Andreia Lopes
Cientista Ambiental. Mestranda em Educação pela UFC. Ambientalista e Antirracista. Atua como educadora e Diretora sociopedagógica no Instituto Verdeluz. Pesquisadora Grupo de Educação Ambiental Dialógica GEAD/UFC. 

Mediadora do evento: Beatriz Diógenes – Advogada. Doutoranda e Mestra em Direito (UFC). Consultora Acadêmica do Petit Comité de Recherche. Secretária Geral da Comissão Especial Brasil-ONU (CEBRAONU) do Pacto Global da OAB/CE.