Pesquisar
Close this search box.

Intercâmbio de ideias entre ESA Nacional e presidentes do Ceará

Com o intuito de fortalecer as ações realizadas em prol da educação jurídica no Ceará, os presidentes Ronnie Duarte (Escola Superior de Advocacia – ESA Nacional), Erinaldo Dantas (OAB-CE), Eduardo Pragmácio Filho (ESA-CE) e Vavá Lemos (OAB Juazeiro do Norte) estiveram reunidos nessa segunda-feira (14), em Brasília, em um produtivo intercâmbio de ideias.

Na pauta, discussões sobre novas parcerias e projetos para ampliar a formação e qualificação profissional da advocacia cearense, sobretudo no interior do estado.

A exemplo da ampliação da oferta de bolsas de estudo para Pós-graduações em Direito, exclusivas para inscritos na OAB, concedidas na última gestão de Ronnie Duarte na presidência da ESA Nacional. A iniciativa proporcionou 550 bolsas de estudo gratuitas para a Pós-graduação EAD em Advocacia Cível para advogadas e advogados de todo o Ceará.

“Nessa nova gestão, seguimos com o compromisso de oferecer subsídios para a contínua qualificação da advocacia. É nosso objetivo aperfeiçoar as instituições jurídicas através de uma abordagem crítica e interdisciplinar e fomentar a formação continuada para o exercício profissional”, declarou Ronnie Duarte, presidente da ESA Nacional.

Para Erinaldo Dantas, o braço educacional da Ordem Alencarina avançou significativamente nos últimos anos, sobretudo, no período crítico da pandemia, quando a ESA-CE fortaleceu a oferta de seu ensino à distância. “Foi um grande desafio para todos. E, sob a liderança do Pragmácio, conseguimos superar os entraves para, além de não parar, avançar ainda mais com a promoção de capacitação online para a advocacia de todo o país”, pontuou o presidente da OAB-CE e coordenador do Colégio de Presidentes de Seccionais.

Os números crescentes conquistados pela ESA-CE são resultados do trabalho de gestão realizado por Eduardo Pragmácio Filho e pela diretoria da Escola no Ceará. “Estamos reunidos em torno de um objetivo comum, que é servir à advocacia. Nos últimos anos, temos trabalhado com foco em resultados cada vez mais superlativos para a Escola, ampliando a interiorização de nossas ações para democratizar e desburocratizar o acesso à qualificação profissional da advocacia que atua no interior”, disse Pragmácio Filho.

A OAB de Juazeiro do Norte, que atua no Cariri cearense, é um dos exemplos da interiorização das ações da ESA-CE e está entre as Subseccionais que mais realizaram eventos e capacitações a nível nacional. “Muito importante a autonomia que a diretoria da ESA-CE concede às subsecções, proporcionando agilidade às ações estratégicas para atender os anseios da advocacia da região. O estreitamento de relações com a Seccional e a Nacional trará muito mais oportunidades para a advocacia do Cariri”, afirmou Vavá Lemos.