Pesquisar
Close this search box.

GETRAB-USP realiza encontro online com Alvaro Comin, Martha Gabriel e Miguel Nicolelis

O evento é online, gratuito e aberto ao público, transmitido pela plataforma de cursos da ESA Ceará

O Grupo de Estudos de Direito Contemporâneo do Trabalho e da Seguridade Social (GETRAB-USP) realiza o primeiro encontro online de 2021 no dia 4/3, com a temática “Impactos da tecnologia e da neurociência no mundo do trabalho”. Sob coordenação do professor titular Nelson Mannrich, o evento recebe os pesquisadores Alvaro Comin, Martha Gabriel e Miguel Nicolelis. A programação é gratuita, aberta ao público e transmitida de forma inédita pela plataforma de cursos da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), que apoia o evento. As inscrições estão abertas em cursos.esace.org.br.

O evento conta com apoio também da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e busca promover uma reflexão sobre os impactos da tecnologia e da neurociência no mundo do trabalho, de forma a estimular um pensamento transversal. O professor Nelson Mannrich defende o diálogo do Direito do Trabalho com outras ciências, em particular com a neurociência, e que a chave da mudança é o conhecimento.

“Nosso cérebro continua um grande desconhecido e precisamos aprender a lidar com ele, não apenas para enfrentar os obstáculos que surgem no nosso convívio cotidiano, mas de modo particular os que envolvem empregabilidade. Nesse evento, grandes especialistas enfrentarão esse tema, de muitos desconhecido”, explica Nelson Mannrich.

Durante a programação, acontecem as palestras: “O trabalho na era digital”, de Alvaro Comin, “Você, Eu e os Robôs: a transformação digital da humanidade”, com Martha Gabriel, e “O cérebro como centro do universo humano”, de Miguel Nicolelis.

Voltada para advogados, juízes, professores e estudantes de Direito, a programação estimula a pesquisa em Direito do Trabalho e a capacitação profissional. “O evento é de grande importância para toda a comunidade jurídica. Provoca o pensamento ‘fora da caixa’, estimulando a criatividade de todos os profissionais do direito e, sobretudo, trazendo uma reflexão crítica a respeito do papel e do instrumental da tecnologia no mundo do trabalho”, afirma Eduardo Pragmácio Filho, presidente da ESA-CE e membro do GETRAB-USP.

SERVIÇO

Impactos da tecnologia e da neurociência no mundo do trabalho
Encontro do GETRAB-USP


Coordenação: Prof. Titular Nelson Mannrich
Com Alvaro Comin, Martha Gabriel e Miguel Nicolelis 
Data: 4/3
Horário: 16h às 18h
Online, gratuito e aberto ao público
Transmissão e inscrições em cursos.esace.org.br

Realização: GETRAB-USP

Apoio: ESA Ceará e Academia Brasileira de Direito do Trabalho

Alvaro Comin
Alvaro A. Comin é professor do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP, membro do Consórcio Internacional de pesquisa “The New Politics of Welfare: Towards an ‘Emerging Markets’ Welfare State Regime” e pesquisador do associado do “C4AI – Center for Artificial Intelligence” da USP.
Palestra: “O trabalho na era digital”
 
Martha Gabriel
Futurista pelo IFTF (Institute For The Future), engenheira (UNICAMP), pós graduada em Marketing (ESPM) e design (Belas Artes), mestre e PhD em artes pela ECA/USP e formação executiva pelo MIT Sloan. Autora dos best-sellers “Marketing Na Era Digital”, “Educar: A (R)Evolução Digital na Educação” e “Você, Eu e os Robôs”. CEO da Martha Gabriel Consultoria. Professora na pós graduação da PUC-SP e faculty internacional da CrossKnowledge. Palestrante premiada, keynote internacional, 6 TEDx. Embaixadora no Brasil da Geek Girls LatAm.
Palestra: “Você, Eu e os Robôs: a transformação digital da humanidade”

Miguel Nicolelis
Médico e neurocientista, graduado pela Universidade de São Paulo, com doutorado em Fisiologia Geral também pela USP, e pós-doutorado em Fisiologia e Biofísica pela Hahnemann University (EUA). Professor catedrático do Departamento de Neurobiologia da Duke University (EUA). Membro das Academias de Ciência da França e do Brasil. Fundou e dirige o Projeto Andar de Novo (Walk Again Project) e é autor de diversos livros.
Palestra: “O cérebro como centro do universo humano” 

Lançamento do livro “O verdadeiro criador de tudo”