Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Notícias

ESA-CE lança Programa de Aceleração à Pesquisa Jurídica para a advocacia cearense

ESA-CE lança Programa de Aceleração à Pesquisa Jurídica para a advocacia cearense

Com o intuito de fomentar a produção de artigos científicos, a publicação em revistas jurídicas e preparar a advocacia para o ingresso em programas de mestrados e doutorados, a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) lançou o Programa de Aceleração à Pesquisa Jurídica.

A iniciativa promoverá capacitações periódicas sobre a metodologia da pesquisa jurídica e escrita acadêmica; o fomento de publicação de artigos em revistas jurídicas qualificadas; a criação de um grupo permanente de estudos jurídicos; a oferta de mentorias com pesquisadores, professores e advogados com experiência acadêmica; além de parcerias com universidades e periódicos para viabilizar publicações e projetos de pesquisa.

“O programa surge como resposta à necessidade de fortalecer a cultura da pesquisa jurídica na advocacia cearense, promovendo a qualificação contínua e ampliando a participação dos advogados recém-formados no debate acadêmico e profissional”, explicou o diretor para a Jovem Advocacia da ESA-CE, Eduardo Bezerra, idealizador do Programa.

Para a coordenadora da iniciativa, Lívia Chaves, “mais do que um curso, o Programa é um espaço de experimentação, aprimoramento técnico e construção de pensamento crítico. Nossa expectativa é formar profissionais cada vez mais inseridos no debate acadêmico, impulsionando talentos, estimulando a investigação em temas de relevância e fortalecendo da cultura da pesquisa na advocacia. Essa é uma oportunidade singular para aqueles que desejam ir além, dominando a técnica sem abrir mão do pensamento crítico e estratégico, pautado na pesquisa científica e na ambiência acadêmica”.

O Programa também é desenvolvido em parceria com a Comissão de Estudo e Pesquisa em Direito da OAB-CE, presidida por Ana Caroline Santos. “Além do objetivo intrínseco de fomentar a pesquisa acadêmica e a produção científica na advocacia cearense, o programa será um ambiente de interação, conhecimento e incentivo à pesquisa jurídica entre advogados e acadêmicos em Direito, visando fortalecer a capacitação e especialização dos operadores do Direito. A CEPD buscará, em parceria com a ESA-CE, fortalecer o papel da advocacia no cenário acadêmico e científico, promovendo a qualificação da classe e contribuindo para uma prática advocatícia mais eficaz e inovadora”, destacou a presidente da Comissão.

Metodologia

O Programa será realizado ao longo de seis meses, iniciando com a aula magna que ocorrerá no dia 20 de agosto, com o tema “Inteligência Artificial Aplicada à Pesquisa Jurídica”, ministrada pelo Juiz Federal George Marlmenstein. A mediação será de Lívia Chaves, com Ana Caroline Santos e Eduardo Bezerra como debatedores. Inscrições gratuitas, em breve, no site https://cursos.esace.org.br .

As etapas seguintes seguirão a partir do terceiro mês, com elaboração e desenvolvimento de pesquisa; mentoria e preparação para publicação, nos dois últimos meses; e o encerramento com submissão de artigos e participação em eventos acadêmicos.

O público participante que cumprir com os requisitos do Programa receberão certificado de conclusão, reconhecido pela ESA-CE, válido como atividade complementar e de aperfeiçoamento profissional.