Pesquisar
Close this search box.

Notícias

ESA-CE Cidadã: Comissões temáticas e ESA-CE promovem experiência para idosos do Lar Torres de Melo no Teatro São José

ESA-CE Cidadã: Comissões temáticas e ESA-CE promovem experiência para idosos do Lar Torres de Melo no Teatro São José

A noite dessa quinta-feira (16) foi especial para 25 idosos moradores do Lar Torres de Melo, que vivenciaram uma experiência única, por meio do ESA-CE Cidadã, novo projeto da Escola Superior de Advocacia do Ceará. A ação proporcionou uma visita ao Teatro Municipal São José para que assistissem ao espetáculo “Annonimos”, interpretado pelo Grupo Teatro Novo. Para muitos deles, esta foi uma experiência inédita.

A iniciativa inaugurou o mais novo projeto da ESA-CE que visa promover um conjunto de ações de cidadania e educação em Direitos Humanos. “Este é o pontapé inicial deste grande projeto, que a OAB-CE, por meio de suas comissões temáticas e junto com a ESA-CE, procura fortalecer o diálogo com todos os setores da sociedade, através da educação e cidadania. E nesta primeira iniciativa buscamos dialogar com os direitos das pessoas idosas, cidadãos que nunca tiveram a oportunidade de estar em um teatro, participando com protagonismo deste momento e, principalmente, refletindo acerca dos seus próprios direitos. Para nós é motivo de grande satisfação e incentivo para mais ações que já estão sendo desenvolvidas envolvendo grupos de outros segmentos”, explicou o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco.

A ação ocorreu em parceria com a Comissão de Direito das Pessoas Idosas e a Comissão de Educação e Cidadania da OAB-CE, com o apoio do setor de mobilização de acesso à cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

“É uma honra participar, em parceria, do projeto ESA Cidadã, levando alegria, empatia, integração e amor ao próximo, oportunizando as pessoas idosas do Lar torres de Melo uma peça de teatro, a qual o ator interagiu com o público de forma lúdica, incentivando aos jovens o respeito, o cuidado e o carinho que precisamos ter com os nossos idosos”, disse a presidente da Comissão de Educação Cidadania da OAB-CE, Sônia Cavalcante, que também ressaltou a emoção do momento. “Percebi o brilho no olhar de todos, muitos deles nunca haviam entrado num teatro. Saí desta experiência cheia de esperança de que podemos, de mãos dadas, lutar por um mundo transformador em busca de uma cultura de paz. Basta exercitar o respeito e a cidadania”.

Para a presidente da Comissão de Direitos das Pessoas Idosas, Patrícia Viana, “o respeito pelo envelhecimento e a beleza foram retratados através da arte, por meio de histórias reais do cotidiano de pessoas idosas que fazem parte do espetáculo. O Lar Torres de Melo foi observatório do ator e foi emocionante poder assistir o resultado do seu trabalho. O processo de envelhecimento é positivo e transformador, à medida que favorecemos o protagonismo das pessoas idosas, com oportunidades, como a possibilidade de se expressar e trocar experiências. É, sem dúvidas, um espetáculo”, destacou.

Na plateia, um misto de admiração e identificação dos idosos que viam no palco a encenação de enredos do seu cotidiano. “Essa é a primeira vez que entro em um teatro e espero repetir esta experiência mais vezes”, disse a moradora do Lar Torres de Melo, Francisca Mariano.

“É uma satisfação para gente estarmos aqui para conhecer a cultura, o dinamismo de tudo que podemos fazer em termos de lazer, conhecendo os artistas da nossa terra. Temos um leque cultural muito grande. E é uma honra ter o apadrinhamento da OAB-CE, que sempre prestigia o Lar Torres de Melo. E me sinto orgulhoso em ter esse apoio e participar desta importante ação”, disse Claudio Holanda, morador do Lar Torres de Melo, que já havia assistido a um espetáculo teatral, mas esta foi sua primeira experiência no Teatro Municipal São José.

O Espetáculo

A peça “Annonimos”, interpretada pelo Grupo Teatro Novo, integra o 1º Circuito de Teatro de Fortaleza e traz histórias reais de idosos do Lar Torres de Melo. O enredo mostra um dia como outro qualquer em um lar de idosos.

A personagem principal, interpretada por Sidney Malveira “revive” cenas do cotidiano de três idosos. Percorrendo as vias da comédia ao drama, esses velhos moradores contam suas histórias e vivem esperando ansiosamente pela visita de seus familiares, parentes, amigos ou de qualquer pessoa que se disponibilize a ouvi-los.

O público é convidado a ser coadjuvante das suas alegrias, tristezas e sonhos que se renovam a cada amanhecer, descobrindo as belezas que há na velhice. O espetáculo proporciona a troca de experiências e a conscientização do espectador no cuidado com os idosos. Fazendo com que o espectador se sinta como se estivesse num “bate-papo” descontraído, “Anônimos” aborda o tema de forma lúdica envolvendo o público com as histórias que levam os seres humanos às suas próprias vidas e ações cotidianas.