ESA-CE, braço educacional da OAB-CE, celebra 35 anos de fundação com Medalha Advogado Professor Padrão
2023 marca os 35 anos de fundação da Escola Superior da Advocacia do Ceará, braço educacional da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará. E para celebrar em grande estilo, no próximo dia 23 de agosto, às 18h, OAB-CE e ESA-CE promoverão solenidade festiva com homenagens aos condecorados com a Medalha Advogado Professor Padrão, a inauguração do auditório Professor Hugo de Brito Machado e o lançamento da 2ª edição online da Revista Jurídica da OAB/ESA – CE.
Para receber as honrarias da Medalha Advogado Professor Padrão, o Conselho Seccional aprovou por unanimidade os nomes de Lidiane Coutinho, Alexandre Teixeira, Gustavo Brígido, Lília Sales e Vanessa Oliveira. A histórica comenda da OAB-CE é um reconhecimento aos serviços prestados por profissionais que se dedicam ao exercício da advocacia e do magistério superior, em curso de Direito, há mais de 10 anos, que não tenha sofrido punição disciplinar e possua inatacável postura profissional e acadêmica.
Na mesma noite de homenagens, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, e o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, conduzirão a inauguração do auditório Professor Hugo de Brito Machado, novo espaço de eventos e ações educacionais da Escola Superior de Advocacia do Ceará.
A solenidade festiva contará ainda com o lançamento da segunda edição da Revista Jurídica da OAB/ESA – CE, importante instrumento de difusão do estudo jurídico cearense, que traz 35 artigos de opinião, incluindo o trabalho do presidente da ESA Nacional, Ronnie Preuss Duarte.
Homenageados com a Medalha Advogado Professor Padrão
Carmem Lidiane Soares Coutinho (OAB/CE 31737): Especialista em Direito Administrativo, atua como consultora jurídica na área de Direito Administrativo. Sócia do Curso Prime Preparatório para Concursos, Presidente da Comissão de Acompanhamento aos Concursos Públicos e membro da Comissão de Direto Constitucional da OAB-CE.
Antonio Carlos Alexandre Teixeira Filho (OAB/CE 13911): Advogado, ex-membro Consultivo do Conselho Nacional de Direitos Sociais da OAB-DF. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho (Unichristus), Mestre em Direito Constitucional (Unifor), doutorando em Direito Constitucional (UBA). Professor convidado de cursos de pós-graduação (CE e SP), autor de livros jurídicos preparatórios para o Exame da Ordem.
Lília Maia de Morais Sales (11991): Pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq. Há 20 anos, coordena projetos de pesquisa e extensão, financiados nacional e internacionalmente, na área de Gestão e Mediação de Conflitos, com enfoque em inovação do Sistema de Justiça, empoderamento de mulheres e jovens, bem como na construção de políticas públicas para mediação. Idealizadora do primeiro Mestrado de Direito e Gestão de Conflitos no Brasil, tendo como fundamento a inovação e impacto no Sistema de Justiça. Professora do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos e do Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional (Unifor). Membro do Conselho do Global Center da Universidade de Columbia. Autora de livros e artigos na área de gestão de conflitos.
Gustavo Brígido Bezerra Cardoso (OAB/CE 18031): Doutor em Direito Constitucional (Unifor). Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (UECE). Especialista em Direito e Processos Administrativos (Unifor). Bacharel em Direito – UFC. Professor Universitário. Membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB. Sócio- fundador do Escritório Gustavo Brígido Advogados Associados.
Vanessa Batista Oliveira (OAB/CE 17325): Advogada e Professora Universitária e de cursos de Pós-Graduação lato sensu. Coordenadora da especialização em Prática Trabalhista da FADAT. Pesquisadora em Direito do Trabalho, Direitos Sociais e em Direito Constitucional. Membra co-fundadora do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCult. Palestrante. Autora de artigos e organizadora de livros jurídicos. Conselheira Estadual da OAB-CE. Presidenta da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE. Membra da Comissão Nacional de Direitos Sociais da OAB e da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE. Atuou no Instituto Aldy Mentor, de forma voluntária, como mentora, em projetos de iniciação de Prática jurídica para acadêmicos em Direito.
Braço educacional da OAB-CE
Fundada em 2 de agosto de 1988 pelo então presidente da secção cearense, Raimundo Bezerra Falcão, a ESA-CE iniciou suas atividades no formato de Fundação de Direito Privado sob o nome Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará – FESAC.
A Escola foi criada com o objetivo de contribuir com a formação de profissionais cada vez mais qualificados para os quadros da advocacia cearense, ofertando variados cursos e eventos jurídicos.
Ao longo dos anos, a ESA-CE capacita advogados e advogadas da capital das 17 subsecções com foco nas competências exigidas pelo mercado, tanto no aspecto jurídico, quanto as habilidades de gestão e empreendedorismo.