Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente contou com ação educativa da OAB-CE e ESA Ceará para alunos da Escola Estadual de Caridade

Dia Mundial do Meio Ambiente contou com ação educativa da OAB-CE e ESA Ceará para alunos da Escola Estadual de Caridade

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, a OAB Ceará e a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) promoveram uma ação educativa com alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Francisco de Paiva Tavares, do município de Caridade. A iniciativa faz parte do projeto “ESA-CE Cidadã”, que tem o intuito de fortalecer o diálogo com diversos setores da sociedade por meio de ações sociais e educacionais.

“Por meio dessa ação a gente busca cumprir os princípios e finalidades da ESA-CE e do próprio sistema OAB no que concerne, por meio da educação, prestigiar valores como da cidadania, da democracia e dos direitos humanos”, explicou o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco.

Em visita à sede da Ordem cearense, em Fortaleza, os alunos participaram de palestras sobre a “Consciência Ambiental e o papel da escola e da sociedade”, ministrada pelos membros das Comissões de Estudos para a Sustentabilidade, ESG e Empreendedorismo e de Educação e Cidadania, Leonardo Aprígio e Thayane Frota, que repassaram orientações importantes sobre educação, práticas ambientais, sociais e de governança, além de questões relacionadas ao cumprimento de leis ambientais. 

Os alunos foram recepcionados pelo vice-presidente da ESA-CE, Wyllerson Matias, que reforçou a importância do evento e do tema abordado. “Para você exercer a cidadania, tem que ter a plena capacidade de exercer direitos civis, políticos e sociais. E, por meio dessa ação do ESA-CE Cidadã, buscamos promover uma consciência ambiental, com valores da preservação do meio ambiente, da sustentabilidade”, ressaltou.

Para a aluna Bianca Paz “esta foi uma experiência incrível. Poder discutir sobre as causas ambientais foi algo que nos auxiliou muito e saber mais sobre o direito foi muito interessante. Além de visitar os espaço da casa da advocacia, que foi algo muito interessante, pois vimos de perto a evolução da advocacia, como eles advogavam ao longo do tempo. Foi realmente algo muito produtivo e espero que tenha mais visitas como esta”, disse.

O ex-presidente da OAB Canindé e professor do Curso Técnico em Administração da Escola Francisco Paiva Tavares, Raul Pinto, disse que foi “uma satisfação trazer os alunos para participarem do projeto e conhecer a Casa da Cidadania”.

Ao fim das palestras os alunos também participaram de uma visita guiada nas dependências da OAB-CE e da ESA-CE.