Descrição

Realização:  Comissão de Ensino Jurídico da OAB-CE

PÚBLICO-ALVO: Advogados, professores universitários de Direito, pesquisadores e acadêmicos de Direito

JUSTIFICATIVA:  A situação do Ensino Jurídico no Brasil, e em especial, dos egressos, dos professores de Direito e, consequentemente, da sociedade em geral, noticiada pelos meios de comunicação e percebida por grande parte da população, é provavelmente um dos maiores problemas da atualidade jurídica no Brasil. Vivemos uma crise educacional de escala nacional, onde a exploração inadequada dos mecanismos de educação jurídica demandado por alguns grupos, e, em especial a didática aplicada nos referidos cursos jurídicos que por vezes não conseguem o objetivo de transmitir conhecimentos, e, mais ainda, transformar o aluno do curso de Direito em seres pensantes. Trata-se de uma crise profunda e complexa, na qual as  conseqüências para advogados e jurisdicionados são devastadoras e permeiam  as sociedades.

Estabelecer novos paradigmas em busca de um Ensino jurídico de qualidade é o grande desafio de todos que estejam, de alguma forma, ligados ao Direito, em especial, advogados, professores e acadêmicos de Direito. Nesse sentido, a contribuição da Comissão de Ensino Jurídico  é valiosa e fundamental, considerando seu caráter potencialmente crítico e transformador. Realizamos nosso segundo Seminário de Ensino Jurídico no Brasil com o intuito de fazer esta aproximação entre Cursos de Direito no Ceará, professores e corpo discente.

 

13:30h:  Palestra de abertura: professores Emmanuel Furtado Filho e Glauco Cidrack

1ª palestra – (14h às 14:45h)

PALESTRANTE: Profa. Ana Paula Araújo (30 min)

2ª palestra – REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE PRÁTICA JURÍDICA COM AS NOVAS DNC’S (14:45h às 15:30h)

15:30 COFFEE BREAK

3ª palestra – ENSINO JURÍDICO É ENSINO DE QUE? POR UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DOS CURSOS DE DIREITO (16h às 16:45h)

PALESTRANTE: Marcelo Guerra

4ª palestra – NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO JURÍDICO: TEORIA E PRÁTICA – COMO APROXIMAR O ALUNO DA REALIDADE? (16:45h às 17:30h)

PALESTRANTES: Jader Figueiredo

17:30: PALESTRA DE  ENCERRAMENTO E DE AGRADECIMENTO: (Convidaremos para participação no Fórum        que será instalado por esta CEJ): Professoras Adhara Camilo e Vanessa Oliveira  

 

DATA: 07/06/2019
Horário: 13H ÀS 18H
CARGA HORÁRIA: 6 h/a

INSCRIÇÕES: DOAÇÃO DE 1 LATA DE LEITE.

A ESA se reserva no direito de adiar o início do curso, alterar o professor se necessário, bem como, no caso de não ser atingido o número mínimo de inscrições para o financiamento do curso, cancelar sua realização, sem que isso implique infração contratual, nem possibilite ao aluno cobrar qualquer tipo de reparação a essa instituição.