Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

AGOSTO DE CUIDAR

21/08/2025

13h às 20h

Local: Auditório da OAB-CE

Evento gratuito

Realização: COMISSÃO DA MULHER ADVOGADA, ESA-CE e CAACE

*Este evento possibilita desconto na anuidade da OAB-CE para os inscritos que registrarem 75% de presença.

Gratuito

Vagas Disponíveis

Descrição

21/08/2025

13h às 20h

Local: Auditório da OAB-CE

Evento gratuito

Realização: COMISSÃO DA MULHER ADVOGADA, ESA-CE e CAACE

——

Programação:

13h | Serviços da CAACE / Expositores e Fornecedores

14h | Apresentação cultural

14h15 | Mesa de abertura

14h45 | 1º Painel – Estrutura de Acolhimento

Mediadora: Márcia Vieira Sá

Palestrantes:

Lia Ferreira Gomes

Fátima Bandeira

Lívia Cristina Araújo e Silva Rodrigues

Juliana Lucena

Adriana Almeida

16h15 | 2º Painel – Quebrando o Ciclo da Violência

Mediadora: Ana Paula Brito

Palestrantes:

Raquel Queiroz

Aline Vitória

Elizângela Gomes Pereira

17h15 | Intervalo

17h30 | 3º Painel – Entre a norma e a ação: A importância da perspectiva de gênero

Mediadora: Ana Paula Araújo

Palestrantes:
Dione Almeida
Christianne Collyer
Renata Coan Cuduh

 

18h45 | 4º Painel – Voz e Garantia da Mulher Advogada

Mediadora: Karine de Araújo Gonçalves

 

Palestrantes:

Sônia Cavalcante

Eliene de Oliveira Bezerra

Pedro Paulo Silva de Oliveira 

 

 

20h | Encerramento

—————————————————————

Palestrantes

Christiane do Vale Leitão
Advogada e primeira mulher presidente da OAB-CE. Diretora secretária-geral da Comissão Nacional do Conselho Federal da OAB. Professora universitária.

Dione Almeida (participação virtual)
Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada. Professora e advogada com foco em direito das mulheres. Atua na área trabalhista, civilista e consumidor.

Sônia Cavalcante
Advogada criminal e pedagoga. Conselheira Estadual da OAB-CE, conselheira da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE) e presidente da Comissão OAB-CE Comunidade Escola. Pós-graduada em Direito Processual Penal, Direito Civil, Mediação de Conflitos, Mediação e Práticas Restaurativas e Sistêmicas e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia. Mestra em Ciências da Educação, título em andamento.

Teresa Germana Lopes
Juiza titular do 2º Juizado de Violência Doméstica Familiar contra a Mulher de Fortaleza. Graduada em Direito pela Unofor. Pós-graduada em Direito Civil Francês, na Université Pantheón-Assas Paris-França.

Cristiane Sales Leitão
Primeira-dama de Fortaleza. Mestre em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Audiologia pelo Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce – Universidade Federal do Ceará, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Eliene de Oliveira Bezerra
Advogada com atuação em Direito Previdenciário e Direito das Mulheres. Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE. Conselheira estadual da OAB-CE. Membra da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) Comissão Ceará.

Socorro França
Servidora pública e Secretária de Direitos Humanos do Estado do Ceará. Foi Procuradora Geral de Justiça do MPCE por 5 mandatos. Mestra em Direito Público e formada em Direito, Administração e Economia. Presidiu o Grupo Nacional dos Direitos Humanos (GNDH) por quatro anos. Fundadora e coordenadora-geral do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON).

Tainah Marinho Aldigueri
Primeira-dama da Assembleia. Professora e co-autora da cartilha sobre Violência Política de Gênero, voz ativa na defesa das mulheres. Idealizadora do Selo Alece de Conselho Tutelar e do projeto Alcance + Saúde.

Fátima Bandeira
Secretária Municipal de Mulheres de Fortaleza e Secretária de Mulheres do Partido dos Trabalhadores no Ceará. Formada em Comunicação Social, com especialização em Relações Públicas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou como professora do curso de Comunicação da UFC. Além disso, integrou os conselhos cearenses dos Direitos das Mulheres.

Augusta Brito
Senadora da República do Ceará. Enfermeira de formação. Tendo sido eleita duas vezes para deputada estadual e duas vezes para prefeita.

Juliana Lucena
Deputada e titular da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) para o biênio 2025-2026.

Larissa Gaspar
Deputada estadual, advogada e servidora pública municipal da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Fundadora da ONG Coletivo Bem Viver e da Raiz Movimento Cidadanista, integrante do Conselho da Mulher de Fortaleza e do Conselho do Instituto Maria da Penha.

Lia Ferreira Gomes
Deputada estadual e secretária das Mulheres do Estado do Ceará. Ex-secretária executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (2019-2021). Formada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduada em Medicina Estética e pós-graduanda em Dermatologia.

Elizângela Gomes Pereira
Compõe a equipe técnica da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas. Atuou no Núcleo de Psicologia e Serviço Social, no Programa Começar de Novo – Ceará, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e foi a primeira assistente social no Juizado da Mulher/Fortaleza-CE. Atualmente, exerce a função de líder técnica do Programa de Intensificação da Justiça Restaurativa do TJCE, além de integrar o Órgão de Macrogestão e Coordenação de Justiça Restaurativa do TJCE e atuar como cogestora do Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica – NUAH.  Bacharel em Serviço Social e mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE.

Adriana Almeida
Procuradora especial da Mulher da Câmara de Fortaleza, presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Primeira vereadora negra a ocupar uma cadeira da Câmara Municipal de Fortaleza pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Professora e bióloga graduada pela Uece.

Lívia Cristina Araújo e Silva Rodrigues
Promotora de justiça e coordenadora do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Estado do Ceará. Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), especialista em Direito Público e Direito Constitucional, graduada em Direito pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Christianne Collyer
Presidente da 3ª Turma e secretária-geral adjunta do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE, integrante da Comissão Permanente de Cursos e Seminários do mesmo Tribunal. Presidente do Comitê de Julgamento com Perspectiva de Gênero no TED/OAB-CE e copresidente da  União das Advogadas Criminalistas no Ceará (UNA). Vice-presidente da ABRACRIM Mulher/CE e presidente da Comissão de Direitos Humanos da ABRACRIM/CE. Professora universitária, palestrante e advogada graduada pela Universidade Federal do Ceará e assistente social formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Direito Tributário pela Universidade do Sul de Santa Catarina e mestranda em Políticas Públicas pela Uece.

Raquel de Queiroz Moreira
Delegada titular da Segunda Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza. Já atuou como delegada titular da Delegacia Municipal de Banabuiú, como delegada plantonista da Delegacia da Criança e do Adolescente, delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher do Município de Maracanaú e delegada auxiliar da Delegacia da Mulher de Fortaleza.

Aline Vitória
Subinspetora da Guarda Municipal de Fortaleza e comandante do Grupo Especializado Maria da Penha (GEMP), que atua no acolhimento e proteção de mulheres vítimas de violência.

Annette Reeves de Castro
Atua há 40 anos no ramo industrial sempre com foco no desenvolvimento de mercados nacionais e internacionais, construção de equipes e transformação de modelos de negócios. É cofundadora do Grupo Mulheres do Brasil com 40 mulheres, na época, hoje ultrapassando 130 mil voluntárias no Brasil -113 núcleos nacional  e 42 internacional, atuando  em parceria com diferentes esferas de poder para fomentar a adoção de políticas afirmativas e eliminar as desigualdades de gênero, raça e condição social.

Renata Coan Cuduh
Empresária. Bacharel em Administração e Negócios. MBA em Gestão de Marketing.

Pedro Paulo Silva de Oliveira (Centro de Apoio às Prerrogativas da Advocacia)
Advogado, membro consultor do Tribunal de Prerrogativas da OAB-CE, membro da ABO-CE, onde exerceu o cargo de diretor do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Ouvidores – Secção Ceará. Há 14 anos atuando no Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia (CADAA-OABCE) no cargo de assessor jurídico da OAB-CE. Formado em ciências jurídicas e sociais pelo Centro Universitário UniFanor, pós-graduando em Direito Processual Civil pela UECE/ESMP, cursando pós-graduação em Direito Previdenciário e do Trabalho pela Fundação Escola do Ministério Público de Minas Gerais.

——–

Mediadoras

Ana Paula Brito
Advogada, professora e palestrante. Vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA). Especialista em Direito e Processo Penal, Civil, Constitucional e Administrativo.

Márcia Vieira Sá
Advogada, segunda vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) com atuação nas áreas de Direito Imobiliário, de Família e Sucessões. Membra do Grupo Mulheres do Brasil.

Karine de Araújo Gonçalves
Advogada, secretária-geral da Comissão da Mulher Advogada (CMA). Membra da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE. Especialista em Direito e Processo Constitucional, Previdenciário e Trabalhista.

Ana Paula Araújo
Secretária-geral da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), presidente da Associação de Mulheres da Carreira Jurídica – Ceará. Conselheira da Associação Brasileira de Direito à Educação, vice-presidente do Instituto dos Advogados do Ceará, representante do Instituto dos Advogados Brasileiros no Ceará, ex-conselheira da Prefeitura Municipal de Fortaleza, coordenadora região Nordeste da Associação Brasileira de Ensino do Direito, membra da Comissão Especial de Defesa da Autonomia Universitária da OAB Nacional, ex-presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-CE.

—————————————————————–

*Após a inscrição você poderá acessar a plataforma pelo botão “Área do Aluno” que aparece na página de confirmação da Inscrição.

*Para gerar o certificado é necessário completar pelo menos 75% de participação e cumprir com as atividades do curso. O progresso é contabilizado automaticamente, conforme sua participação no evento.

*Certifique-se que seu cadastro foi preenchido corretamente, evitando repetições nos campos nome e sobrenome. Após concluído basta clicar em “Emitir Certificado” dentro do curso para obter seu certificado.

*É obrigatório responder a Pesquisa de Satisfação para a emissão do Certificado.

*Este evento possibilita desconto na anuidade da OAB-CE para os inscritos que registrarem 75% de presença.

Relacionados