Durante abertura, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, destacou uma série de ações que a instituição vem realizando em prol da advocacia desde o início da gestão e, principalmente, durante a crise da Covid-19. O destaque vai para a inclusão de uma jovem advogada no conselho seccional da OAB-CE; as ações junto ao Governo do Estado, Tribunal de Justiça e outras instituições para contornar os problemas causados pela pandemia; o investimento em capacitação por meio da ESA-CE, e o novo programa de Cashback da OAB-CE, que permite acumular créditos em compras online para abater ou até zerar o valor da anuidade. “Com a pandemia, principalmente nos primeiros dias, a advocacia sofreu fortemente, foi um caos total. Mas a Ordem cearense esteve ativa, lutando por melhorias e pelo respeito às prerrogativas. Não foi e nem está sendo uma tarefa fácil, mas diuturnamente a OAB vem cumprindo a sua missão de atuar pela manutenção do estado democrático de direito”, afirmou.

A importância das comissões temáticas da Ordem, da capacitação dos jovens profissionais e da atuação da ESA-CE também foram grandes destaques. “À jovem advocacia, ressalto a relevância de se começar com humildade, persistência, e formação da sua autoridade, da sua qualificação. A OAB e a ESA ofertam uma gama de benefícios e estruturas para a capacitação e o debate. Então, os convênios, os cursos, e as parcerias técnicas da ESA fomentam a entrada do advogado na instituição de uma forma muito positiva”, afirmou Vládia Feitosa, vice-presidente da OAB-CE.

Representando a ESA-CE no evento, o diretor para a jovem advocacia, Átila Gomes, reforça: “A capacitação é o nosso principal objetivo. O jovem advogado pode ter a certeza de que com o sistema OAB ele pode contar, participar de nossos projetos e, com isso, poder gerar grande frutos. Na capital e no interior, a Escola Superior de Advocacia vem cada vez mais proporcionando cursos, palestras e outros benefícios educacionais”.

Na abertura do evento, a presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia da OAB, Amanda Magalhães, afirmou que ter conhecimento é o mínimo necessário: “Parabenizo por esse 2º Encontro, que é fundamental para aproximar a advocacia jovem da nossa instituição, da OAB, e enxergar o quanto ela faz por cada um de nós, e principalmente para capacitar a gente”.

Um pensamento que se complementa pela afirmação do presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira da OAB-CE, Timóteo Fernando: “o advogado é um formador de opinião, então ele precisa ser ativo, participar, externar sua opinião. Quanto mais ele participa e se engaja institucionalmente, mais ele evolui”.

Diretor para a Jovem Advocacia da OAB-CE, Bruno Ellery, destacou a possibilidade de se conhecer de fato a instituição que existe hoje: “há uma abertura para o jovem advogado e a jovem advogada para participar ativamente do dia a dia da advocacia e isso faz muita diferença. A partir daí a gente conhece de fato a instituição. Outros projetos estão por vir, tenham certeza que o nosso trabalho é buscar sempre o melhor à classe”.

A presidente da Associação Nova Advocacia, Julia Barreto, afirmou que a realização do evento online permite a agregação de participantes de diversas partes do Ceará e do Brasil: “Estamos vendo que no meio desse momento complicado de pandemia, estamos atingindo um número grande de advogados. A associação é uma parceira forte nos eventos promovidos em prol dos jovens e, fico muito feliz em estar aqui hoje proporcionando esse apoio para a capacitação de tantos advogados jovens como eu”.

Após a abertura, deram início aos painéis. O primeiro teve o tema “Ações Institucionais para Mitigar a Crise: o que a OAB proporciona para a advocacia”, com a participação do presidente e da vice-presidente da OAB-CE, a programação seguiu com diversas discussões. No painel sobre “As Novas Realidades da Advocacia Eleitoral”, o conselheiro federal pela bancada da OAB Ceará, André Costa, salientou que a pandemia vem afetando o mundo do direito. “Estamos no meio de uma crise sanitária, que revela e aprofunda as desigualdades. A pandemia afeta o mundo da vida, o mundo do direito e da advocacia. A situação nesse momento é difícil, mas as eleições estão aí e precisamos nos adaptar às novas realidades”.

“Adaptação ao mundo virtual e a cobrança de honorários advocatícios” também foi outro painel que trouxe pontos importantes a se observar nesse momento. Já no painel “Inteligência Emocional para Superar as Adversidades Profissionais”, Pedro Barreto, professor e palestrante, compartilhou mensagens para auxiliar na gestão das emoções no dia a dia profissional e reforçou: “é brutal o número de advogados e advogadas iniciantes que estão com quadro depressivo, e também outros segmentos profissionais”.

Com o tema “Desafios Profissionais para a Mulher Advogada”, Fernanda Marinela, Conselheira Federal da OAB, registrou que houve grandes avanços e oportunidades para as mulheres advogadas nos últimos anos, mas que é necessário efetivar todas as garantias conquistadas. “Ainda neste ano, antes da pandemia se propagar no Brasil, realizamos a III Conferência Nacional da Mulher Advogada em Fortaleza. Foi um evento muito rico e muito plural. É dando espaço que conseguimos ter mais mulheres no sistema”, destacou. A advogada e professora universitária, Darlene Braga, reforçou a importância de “ocupar todos os espaços que a gente conseguir, porque a gente puxa mais mulheres. E o que queremos é ter cada vez mais voz e vez feminina”.

Encerrando as discussões do dia com o Protagonismo do Advogado na Defesa da Diversidade Sexual e de Gênero, Ivna Costa, Conselheira Jovem da OAB-CE, levantou a importância de que a classe tenha consciência sobre o exercício da advocacia para além do caráter privado. “Nossa profissão exerce na sociedade um serviço público, e então é importante que nos reconheçamos como protagonistas e busquemos a defesa da diversidade sexual e de gênero para a construção de uma sociedade menos intolerante, mais justa”, afirma.

A programação de todos os dias pode ser acessada no YouTube da ESA-CE, onde estão disponíveis os vídeos de todos os painéis. Confira!