Pesquisar
Close this search box.

Notícias

ESA-CE Cidadã: Comissões temáticas e ESA-CE promovem experiência para alunos da rede estadual de ensino

ESA-CE Cidadã: Comissões temáticas e ESA-CE promovem experiência para alunos da rede estadual de ensino

Com o intuito de fortalecer o diálogo com diversos setores da sociedade, a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), em parceria com Comissões Temáticas da OAB-CE, promoveu uma experiência única para alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional Comendador Miguel Gurgel, dentro do projeto “ESA-CE Cidadã”. A iniciativa, realizada nesta quinta-feira (2), na sede da Ordem cearense, contou com palestras e a exibição de um curta-metragem sobre intolerância e diversidade.

A segunda ação do projeto “ESA-CE Cidadã” teve a participação das Comissões de Educação e Cidadania, de Diversidade Sexual e de Gênero e de Promoção da Igualdade Racial da OAB Ceará, representadas pelos seus respectivos presidentes, Sônia Cavalcante, Ivna Costa e Paulo Vale, que passaram orientações importantes sobre direitos humanos nas respectivas áreas de suas comissões.

“O ‘ESA-CE Cidadã’ visa promover um conjunto de ações de cidadania e educação em Direitos Humanos com diferentes grupos da sociedade. Temos um modelo de gestão que acredita no valor das pessoas, então, estamos hoje recebendo vocês com muita alegria, pois, acreditamos no potencial da educação e seu poder transformador”, explicou o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco.

Para a presidente da Comissão de Educação e Cidadania, Sônia Cavalcante, o “ESA-CE Cidadã é um movimento de integração, inclusão, empatia e valorização das Comissões em busca da interação com crianças, adolescentes, jovens e idosos, oportunizando a comunicação e o entrosamento entre todos para uma Cultura de Paz. Uma iniciativa que valoriza o respeito, a ética e acima de tudo conscientização sobre Direitos Humanos e respeito às diferenças. É o exercício da cidadania plena, efetiva e colaborativa”, ressaltou.

Acompanhados da coordenadora do curso, Gabriela Pereira Souza, e dos professores Fernando e Robson, os alunos assistiram a um curta-metragem “A escola dos sonhos existe”, com palestra virtual de Bárbara Carine, além de conhecerem a história e a estrutura do Sistema OAB.

Gabriela Souza explica que as pautas abordadas no encontro são “pautas emergentes, que são muito vivas no cotidiano da nossa escola, que a gente conhece na prática. Tenho certeza que vocês sairão desta experiência com outros pensamentos e posturas”, disse.

“Essa é a primeira vez que fazemos uma visita técnica e ficamos muito agradecidos porque foi uma manhã com um conhecimento muito rico. Estamos muito feliz com esta experiência de poder falar e sermos ouvidos com importantes respostas”, disse o aluno Neto Miranda, líder de classe do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Profissional Comendador Miguel Gurgel.

Confira mais fotos AQUI.