Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Notícias

Prorrogado prazo para submissão de trabalhos que irão compor obra coletiva sobre os impactos da Lei Maria da Penha

Prorrogado prazo para submissão de trabalhos que irão compor obra coletiva sobre os impactos da Lei Maria da Penha

A Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE anunciou a prorrogação dos prazos da seleção de trabalhos que irão compor a obra coletiva “Os Impactos e Mudanças da Lei Maria da Penha na Sociedade Brasileira”, primeiro livro da Comissão. Com base no aditivo do edital, o novo prazo final para submissão de trabalhos será o dia 14 de novembro de 2025 e a divulgação do resultado no dia 20 do mesmo mês.

Os artigos deverão seguir as normas de formatação e estrutura especificadas no edital, e ser enviados, exclusivamente, para o e-mail cma@oabceara.org.br, com o título do assunto: “Submissão de Artigo – Título do artigo e nome da autora”.

A publicação será lançada em formato digital, prevista para março de 2026, e tem como objetivo reunir reflexões jurídicas e sociais acerca das transformações promovidas pela Lei nº 11.340/2006 em suas diversas interfaces com o Direito e a sociedade brasileira.

Serão selecionados 20 artigos inéditos, com abordagens críticas, reflexivas ou empíricas, produzidos por autoras mulheres, que podem ser advogadas regularmente inscritas na OAB; magistradas, membras do Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradorias; professoras e pesquisadoras da área jurídica; graduandas em Direito em coautoria com profissionais advogadas, professoras mestras e/ou doutoras.

A Comissão reforça que esta edição especial é destinada a qualquer mulher autora, em consonância com os princípios de igualdade, diversidade e não discriminação.

A iniciativa representa mais um marco da OAB-CE, por meio da Comissão da Mulher Advogada, na valorização da produção científica feminina e no fortalecimento do debate sobre os avanços e desafios trazidos pela Lei Maria da Penha, reafirmando o compromisso institucional com a promoção dos direitos das mulheres e a igualdade de gênero no sistema de justiça.