Homenagens a docentes e lançamento de publicações marcam evento em comemoração aos 37 anos da ESA-CE
Em clima de celebração, advogados, diretores e conselheiros da OAB-CE e da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), além de representantes de instituições do ensino jurídico reuniram-se, no dia 6 de agosto, para prestigiar os 37 anos de fundação da ESA-CE. O evento contou com homenagens aos condecorados com a Medalha Advogado Professor Padrão – Antônio Martins Filho, lançamento do edital para a 5ª edição da Revista Jurídica OAB/ESA-CE e da 1ª edição online da revista literária JurisCULTURA. A cerimônia ocorreu no auditório da OAB-CE.
Com a palavra, a presidente da Ordem cearense, Christiane Leitão, destacou as mais de cem mil inscrições realizadas nos cursos oferecidos pela Escola durante o triênio anterior. Segundo ela, os números alcançados representam transformação, possibilidade de crescimento, cultura e oportunidade. “É através da educação que nós formamos colegas advogados e advogadas vigilantes, compromissados com a ética, com a responsabilidade, mas sempre apoiados no ensino, na ética e na defesa dos nossos valores fundamentais da advocacia”, ressaltou.
A gestora reafirmou ainda o compromisso assumido com a valorização da educação jurídica. “A ESA é mais do que um braço educacional, é o coração pulsante da formação continuada da nossa classe. E a OAB Ceará seguirá valorizando e fortalecendo esse projeto que tanto nos orgulha e que tantos benefícios traz à nossa advocacia cearense”, acrescentou Christiane.
Na sequência, Bleine Queiroz Caúla, Eduardo Pragmácio de Lavor Telles Filho, Gustavo Raposo Pereira Feitosa, José Luís Araújo Lira e Marcos Pinto Aguiar receberam a Medalha Advogado Professor Padrão – Antônio Martins Filho, criada em 2010, para homenagear profissionais com mais de 10 anos no magistério jurídico e postura ética exemplar.Representando os agraciados com a Medalha, Bleine Queiroz falou da satisfação em receber a comenda e da importância da advocacia para a sociedade. “Nossa profissão está classificada no Ministério da Educação como ciências sociais aplicadas. Isso quer dizer que precisamos trabalhar mais em prol da sociedade. Então parabenizo todos os professores homenageados e todos os professores que exercem esse mister de promover a aprendizagem do aluno e levar para o mercado profissionais mais éticos e mais comprometidos”, frisou.
Com a palavra final do evento, o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, enfatizou o dever da OAB de capacitar a advocacia diante dos desafios que o mundo jurídico impõe. “Reafirmamos o compromisso institucional da ESA, não só com aperfeiçoamento técnico da classe, não só com a valorização da cultura jurídica para advogados e advogadas, que é o nosso foco principal, mas com toda a sociedade cearense. Por meio de suas
ações, a ESA faz e sempre fará o melhor possível para que possamos proporcionar sempre um serviço de qualidade a todos e todas que precisem de um profissional advogado e de uma profissional advogada. Viva a educação brasileira! Viva a ESA Ceará!”, celebrou Castelo Branco.
Compuseram a mesa de honra do evento as seguintes autoridades: a presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, o conselheiro federal e ex-presidente da OAB, Erinaldo Dantas, o procurador geral do município, Hélio Leitão, o advogado e também ex-presidente da OAB, Paulo Quezado, a diretoria da OAB-CE: David Sombra Peixoto (vice-presidente), Thiago Morais (secretário-geral) e Adhara Camilo (tesoureira adjunta); a diretoria da ESA-CE: Jane Calixto (vice-presidente), Ana Paula Araújo (secretária-geral), Hélter Dias (Subsecções) e Reginaldo Vilar (produção científica); o coordenador especial de cultura da ESA-CE e editor-chefe da revista JurisCultura, Edmar Ribeiro; a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Amélia Soares da Rocha; o vice-reitor da Uece, Dárcio Ítalo Alves Teixeira; o conselheiro federal da OAB, Waldir Xavier; o presidente da OAB Vale do Jaguaribe, André Freitas e o presidente da Comissão de Direitos Culturais da OAB-CE, José Olímpio Ferreira Neto.
A solenidade comemorativa aos 37 anos da ESA-CE foi transmitida ao vivo pelo canal do youtube e está disponível AQUI. Confira mais fotos na GALERIA.
Lançamento do Edital da Revista Jurídica OAB/ESA-CEEm consonância com o momento festivo, foi lançado também na ocasião o edital 2025 da Revista Jurídica OAB/ESA-CE. A publicação teve sua primeira edição impressa em 1971, pela OAB-CE em parceria com a então Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará. Após um hiato de 20 anos, desde a última edição impressa, a obra teve sua primeira edição online lançada, em fevereiro de 2023, resgatando um importante instrumento de difusão de estudo jurídico cearense. Em 2025, a revista chega à 5ª edição online.
Para o diretor adjunto de produção científica da ESA-CE, Reginaldo Vilar, as revistas jurídicas desempenham um papel fundamental no campo de direito, servindo como fonte de informação, análise e debate para profissionais de direitos, acadêmicos e estudantes. O advogado fez um convite a todos no recinto. “Estejam presentes nas revistas acadêmicas, nas revistas jurídicas (…) É neste momento que nós professores, alunos e estudiosos temos que fomentar nossas ideias”, incentivou.
Lançamento da Revista JurisCulturaCom o objetivo de fomentar a produção cultural entre estudantes e profissionais do direito, OAB e ESA Ceará lançaram o edital da revista JurisCultura, e entre 12 de junho e 15 de julho deste ano, autores enviaram suas produções, que resultaram na 1ª edição online da publicação. O coordenador especial de cultura e educação da ESA-CE e editor-chefe da revista JurisCULTURA, Edmar Ribeiro, falou sobre o ramo da cultura e da pesquisa acadêmica da Escola e exaltou o dever extensionista da instituição.
O advogado recitou ainda um texto de sua autoria em homenagem à ESA-CE. “Prima ação, passos, régua e compasso. Formar, qualificar. Sublima missão à cultura. Suas revistas à vista. Ex Vi Legis, jurídica pura, Ex Vi In Verbis, JurisCULTURA. No regaço da OAB, onde se vê o enlaço no intenso abraço. Autores e cultores. Ave, Cristiane. Salve, Raphael. Condutores e escultores desta casa de doutores, onde vibram os sonhos, firmam-se os planos e forja-se o futuro. Abençoados sejamos todos nós”, concluiu o coordenador.
37 anos de contribuição para a educação jurídica
A ESA-CE foi fundada em 2 de agosto de 1988, pelo então presidente da OAB-CE, Raimundo Bezerra Falcão. A instituição começou como Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (FESAC) e ao longo destes 37 anos tem promovido educação jurídica de qualidade, aliando conhecimento a competências de gestão e empreendedorismo.
Atualmente, sob a presidência de Raphael Castelo Branco, a ESA Ceará expande sua presença por meio da interiorização do ensino jurídico nas 17 subsecções do interior do estado, com ações presenciais e também em plataformas digitais, disponibilizadas na grande maioria das vezes gratuitamente, democratizando o acesso à educação.