OAB-CE, ESA-CE e UFC se unem para lançar mestrado e ações de extensão
A OAB-CE e a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) firmaram, na quinta-feira (03), o Acordo de Cooperação Técnica-Científica com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para a realização conjunta de projetos acadêmicos, de extensão e de pós-graduação. A iniciativa visa à capacitação da advocacia cearense e o aprendizado da prática profissional aos estudantes da Faculdade de Direito da UFC (FADIR/UFC).
“Quando o propósito é maior, o desejo de transformar a educação fala mais alto. E esse é o nosso objetivo é que juntos, possamos transformar a advocacia pela a educação. E por meio desse convênio, vamos juntos nessa construção, que eu tenho certeza que trará muitos frutos para a advocacia, para a sociedade e em especial para a nossa juventude”, ressaltou a presidente da OAB-CE, Christiane Leitão.
“A parceria com a UFC, sem dúvida, não só qualifica, mas ratifica com a importância histórica que a Universidade Federal do Ceará tem, a relevância dessa iniciativa que certamente motiva, qualifica e principalmente dá a esperança de uma advocacia cada vez mais forte. A ESA-CE se coloca à disposição de fortalecer essas e outras iniciativas que, em parceria com a UFC, protagonizará nos próximos anos”, destacou Raphael Castelo Branco.
O Acordo prevê a realização conjunta da 60ª edição do Curso Preparatório ao Exercício da Advocacia, voltado ao aprimoramento profissional da jovem advocacia e aos estudantes da FADIR/UFC, com conteúdo teórico-prático, ministrado por docentes da UFC e advogados experientes.
Outra iniciativa indicada no Acordo será o Projeto de Extensão “Do Zero ao Topo: Compartilhando Trajetórias de Vida e de Direito”, com palestras, rodas de conversas, painéis e/ou debates nos quais advogadas e advogados compartilharão suas trajetórias pessoais e profissionais em Direito, propiciando inspiração e orientação aos estudantes de Direito da UFC e a jovens advogados, aproximando-os da realidade prática da advocacia.
Além disso, o ACT prevê a cooperação entre as entidades para elaborar e implementar um curso de Mestrado Profissional em Direito (pós-graduação stricto sensu), direcionado às principais demandas da advocacia cearense, alinhando a formação acadêmica às necessidades práticas e atuais da profissão, incluindo definição de linhas de pesquisa aplicadas, disciplinas orientadas à prática jurídica e participação de docentes da FADIR/UFC e demais profissionais do Direito como docentes convidados.
“Liderar pelo Conhecimento”
Na mesma noite em que o ACT foi assinado, a OAB-CE recebeu no Plenário da sede a palestra de apresentação da futura cátedra da UFC, voltada à formação de jovens lideranças, ministrada pelo reitor, professor Custódio, com o tema “Liderar pelo Conhecimento: O Ceará na vanguarda da inovação e do pensamento no Brasil do século XXI”.
A cátedra acadêmica, que está com as atividades previstas para iniciar em setembro, é destinada a estudantes de graduação da UFC. A iniciativa marcou também a primeira edição do ciclo de debates Mucuripe Convida, promovido pelo Instituto Mucuripe de Liderança e Desenvolvimento.
Participaram da mesa de abertura do evento a presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, o reitor da UFC, Custódio Almeida, coordenadora geral de Legislação do Gabinete da Reitoria da UFC, Cynara Monteiro Mariano, o presidente do Instituto Mucuripe de Liderança e Desenvolvimento, o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, a secretária-geral da ESA-CE, Ana Paula Araújo Holanda, e o presidente da Comissão de Juventude da OAB-CE, Hiago Marques.