35 anos da ESA-CE é festejado com honrarias, lançamentos e inauguração do novo espaço de eventos da Escola
A noite do dia 23 de agosto foi marcada por homenagens e lançamentos na solenidade que celebrou os 35 anos da Escola Superior de Advocacia do Ceará, braço educacional da OAB-CE. A cerimônia festiva ocorreu no auditório da Ordem cearense, com homenagens aos condecorados com a Medalha Advogado Professor Padrão, a inauguração do auditório Professor Hugo de Brito Machado e o lançamento da 2ª edição online da Revista Jurídica da OAB/ESA – CE.
Fundada em 2 de agosto de 1988, a ESA-CE iniciou suas atividades no formato de Fundação de Direito Privado sob o nome Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará – FESAC. Foi criada com o objetivo de contribuir com a formação de profissionais cada vez mais qualificados para os quadros da advocacia cearense, ofertando variadas ações educacionais, na capital e nas 17 Subsecções, com foco nas competências exigidas pelo mercado.
“Esta ESA-CE tem uma história tão bonita de transformação de realidades, porque a educação transforma, liberta. A Escola sempre teve um caráter de não concorrer com as faculdades, mas de tentar melhorar a advocacia, sempre com o ponto de vista mais prático, mais pragmático e foi fundamental para que a gente tenha hoje o nível mais alto de advocacia do país. Isso é comprovado não apenas pelo Exame de Ordem, que o Ceará é o campeão de aprovação, mas nos concursos públicos e nas manifestações. Quase todo cearense que representa o Ceará fora daqui se destaca pela sua qualificação e pela sua produtividade. No âmbito de Escolas, no Brasil todo, não temos nenhuma com as características da nossa ESA-CE. Além dos cursos gratuitos, as capacitações possibilitam descontos de 25% a 50% na anuidade. Na gestão do Pragmácio, a nossa Escola se modernizou, passou a ser mais inclusiva, com números superlativos”, destacou o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas.
“Durante toda a sua história, a ESA-CE se renovou, sempre buscando estar consonante com os interesses não só da advocacia cearense, mas de toda a sociedade. Tanto que até os dias de hoje temos como participantes de nossas ações não só advogadas e advogados, mas também integrantes das demais profissões, com pautas que tem relevo para toda a sociedade. No decorrer destes 35 anos de história, abraçamos relevantes pautas, entre elas a da paridade de gênero e da interiorização, o compromisso das qualificações de nossas ações, concatenadas com o planejamento estratégico realizado de maneira democrática, além de inúmeras parcerias institucionais”, pontuou o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco.
Em um dos pontos altos da cerimônia festiva, Lidiane Coutinho, Lília Sales, Vanessa Oliveira, Alexandre Teixeira e Gustavo Brígido foram agraciados com a Medalha Advogado Professor Padrão. Uma das principais honrarias da OAB-CE e ESA-CE, a comenda reconhece os serviços prestados por profissionais que se dedicam ao exercício da advocacia e do magistério superior, em curso de Direito, com mais de 10 anos de experiência, e com inatacável postura profissional e acadêmica.
“Como é bom encontrar, neste momento, pessoas que acreditam no conhecimento e na interação da advocacia e da academia. Esta comenda só mostra a importância que a OAB e a Escola entende a conexão entre a prática e a teoria. Os professores advogados aqui homenageados também trazem esta marca de quem atua cotidianamente, lutando para promover o acesso à Justiça por uma sociedade mais justa, e, ao mesmo tempo estão na academia. Esta comenda significa a crença de que o conhecimento transforma. E quando a gente tem esta conexão com o nosso papel na sociedade, a gente ajuda a transformar a vida dos outros”, disse Lília Sales, em sua mensagem representando todos os homenageados com a Medalha.
Em seguida, a solenidade também contou com o lançamento da segunda edição da Revista Jurídica da OAB/ESA – CE, importante instrumento de difusão do estudo jurídico cearense, com 35 artigos de opinião, incluindo o trabalho do presidente da ESA Nacional, Ronnie Preuss Duarte. A publicação está disponível de forma virtual no site https://esace.org.br .
Para o editor-chefe, Reginaldo Vilar, esta edição “traz artigos jurídicos que fortalecem a discussão acadêmica em diversas áreas do Direito. Os interessados pelas temáticas abordadas pelos escritores são premiados com tamanho conteúdo pertinentes a atividades da advocacia, pois a pesquisa científica é de extrema relevância ao mundo acadêmico. É imprescindível afirmar que a publicação da Revista da OAB e ESA é sempre um marco para a sociedade jurídica que por sua vez necessita gradualmente de um fortalecimento dogmático e científico perante as dificuldades enfrentadas no cotidiano”.
“Gostaria de agradecer a todos os autores que enviaram os artigos, que deram vida a mais uma edição da Revista. A importância da publicação científica, nós que sabemos que a pesquisa acadêmica é a principal fonte de argumentos, que nós profissionais do Direito utilizamos no nosso dia-a-dia”, completou a editora-chefe, Emanuela Martins.
Vilar encerrou sua fala anunciando o lançamento do edital de seleção de artigos para a terceira edição online da Revista Jurídica da OAB/ESA – CE, previsto para o próximo 1º de setembro, por meio do portal e mídias sociais da Escola.
E dando continuidade à noite de homenagens, o presidente da OAB-CE e o presidente da ESA-CE conduziram a cerimônia de inauguração do auditório Professor Hugo de Brito Machado, novo espaço de eventos e ações educacionais da Escola Superior de Advocacia do Ceará.
O momento foi acompanhado pelos advogados Schubert de Farias Machado e Hugo de Brito Machado Segundo, filhos do homenageado, além das diretorias da OAB-CE, ESA-CE e presentes na solenidade. Uma justa homenagem ao advogado, mestre, especialista, contabilista, doutor, com título de notório saber em Direito Tributário, conferencista, consultor tributário e parecerista. De consolidada experiência na judicatura federal, onde por 23 anos pontificou enfrentando as mais diversas questões dessa área da Ciência Jurídica como Juiz Federal em 1ª Instância e como Juiz do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Professor de Direito Tributário nos cursos de especialização e de mestrado na Universidade Federal do Ceará (UFC).
“É uma honra estar aqui recebendo esta homenagem em memória ao meu pai. Esta é uma noite muito bonita em reconhecimento à importância do conhecimento compartilhado. Sei da importância que é a Escola para a formação da advocacia e da cidadania e merece todo apoio e valorização que podemos dar a ela. E esta homenagem ao Professor Hugo de Brito Machado traz a nomeação de um auditório: um local em que se compartilha conhecimento. Tenho certeza que o Professor Hugo de Brito Machado estaria muito feliz se aqui estivesse conosco. Esta homenagem faz jus a todo o trabalho dele como professor, formador de uma escola de Direito Tributário do Ceará”, agradeceu Schubert de Farias Machado.
A solenidade comemorativa aos 35 anos da ESA-CE foi transmitida ao vivo pelo canal do youtube e está disponível AQUI.
Confira mais fotos na GALERIA.