O projeto Ensino Sem Distância começou a ser gravado na última sexta, 27 de maio. O programa conta com uma nova plataforma para disponibilidade de cursos e conteúdos diversos, que permite levar o ensino para todo o Ceará e até para o restante do país. O primeiro curso tem um total de 6 horas-aula, será dividido e ofertado em blocos de cerca de 20 minutos e será ministrado pelo professor Thiago Albuquerque (foto, à direita), especialista em Direito Previdenciário e Presidente do Núcleo de Pesquisas em Seguridade Social (NUSSEG).
 
Albuquerque avalia que o projeto demarca um momento de renovação da ESA/CE. “Com o Ensino sem Distância, a ESA Ceará imprime a marca de uma gestão arrojada e oxigenada pela parceria com os professores, que não são meros prestadores de serviço, mas efetivamente partners deste grande projeto institucional. Sinto-me honrado em poder deflagrar esse programa, levando para todo o Estado – quiçá todo o Brasil – o que temos melhor a oferecer: conhecimento”. 
 
O curso ministrado por Thiago Albuquerque é voltado para a Prática Forense Previdenciária, no que concerne ao Benéfico de Prestação Continuada (BPC), também conhecido por LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social). O professor detalha que serão abordadas questões que vão desde o interesse de agir; passando pela legitimidade das partes para requerer; e pelos motivos pelo qual o INSS nega o benefício, que são revertidos no judiciário.
 
Inovação e acessibilidade
 
Para o lançamento oficial do Ensino sem Distância, três cursos devem ser ofertados simultaneamente ainda este semestre e inauguram um ciclo inovador da Instituição. O Diretor Executivo da ESA/CE, Marcell Feitosa (foto, à esquerda) acompanhou as gravações de perto e destaca que os benefícios transcendem a própria inovação tecnológica. “O Ensino sem Distância significa educação mais acessível, descentralizada e democrática. Com isso, reafirmamos o compromisso com a comunidade jurídica cearense de promovermos o aprimoramento técnico e intelectual de operadores do direito, tanto na capital quanto no interior, proporcionando condições para que desempenhem com desenvoltura suas atividades no cenário cearense e nacional”.
 
O Ensino sem Distância é fruto de um convênio entre a ESA/CE com a Elore Tecnologia, empresa que faz parte do Grupo Fortes. Esta última é responsável pelo desenvolvimento da Plataforma Elore de disponibilidade de conteúdo online, intuitiva e fácil de usar. Já a ESA/CE é a responsável por toda a formulação do conteúdo e dos cursos, garantindo um padrão na qualidade da informação já reconhecido pela advocacia cearense, e que agora será disponibilizado para todo o país. Através desse projeto, será possível assistir às aulas e demais conteúdos em qualquer lugar do Ceará ou do Brasil, bastando ter acesso à internet e um smartphone, tablet, notebook, ou mesmo uma smart TV. Também é ideal para quem viaja muito, mas não quer perder a oportunidade de estudar.