A ESA/CE contribui para a realização de mais um evento de relevância para a advocacia e toda a sociedade. O Seminário - Reforma Política no Brasil: Perspectivas e Reflexões é uma iniciativa da FANOR/DEVRY BRASIL e acontece no dia 16 de maio, a partir das 19 horas, no Auditório-1 da FANOR. 
 
O evento tem o objetivo de discutir proposições acerca da Reforma Política, sobretudo aquelas em debate na sociedade civil e conta com a participação de grandes nomes do meio jurídico e da política. Além da ESA/CE, também conta com o apoio da OAB/CE, da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e do Instituto Luso-Brasileiro de Direito Público (ILBDP).
 
 
PROGRAMAÇÃO:
 
18h – Credenciamento
 
19h – Painel 1
 
Tema: “Sistemas Eleitorais”
 
Palestrante: Rodrigo Martiniano Ayres Lins. Procurador-Geral da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Professor da FANOR/DEVRY e dos cursos de pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito Eleitoral da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestrando em Direito Constitucional e Teoria Política (UNIFOR). Especialista em Direito Eleitoral (PUC/MG), em Direito Público (ESMAPE) e em Direito Processual Civil (UNICAP). Membro-fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e do Instituto Luso-brasileiro de Direito Público (ILBDP).
 
Debatedor 1: Célio Studart. Vereador do Município de Fortaleza-CE. Presidente do Instituto Politizar. Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
 
Debatedor 2 : Renato Roseno. Deputado Estadual. Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
 
Presidente da mesa: Bleine Queiroz Caúla. Doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa. Diretora-Presidente do Instituto Luso-Brasileiro de Direito Público. Professora da Universidade de Fortaleza. 
 
20h15min - Painel 2
 
Tema: “Participação Feminina na Política”
 
Palestrante: Isabel Mota. Advogada militante na área eleitoral. Pós-graduada em Direito Público e em Direito e Processo Eleitoral. Membro-fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP).
 
Debatedora 1: Kamile Moreira Castro. Juíza do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE).
 
Debatedor 2: Emmanuel Roberto Girão de Castro Pinto. Promotor de Justiça no Estado do Ceará. Coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará. Professor de Direito Eleitoral da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará.
 
Presidente de Mesa: Augusta Brito. Deputada Estadual no Ceará. Procuradora da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
 
22h – Encerramento