A educação é um direito fundamental que a ESA/CE honra-se em colaborar. Somente de 2016 até abril de 2017, a atual gestão, presidida por Marcell Feitosa, já capacitou mais de 10 mil alunos, entre advogados e estudantes, sendo que mais de dois mil foram beneficiados com cursos ofertados presencialmente, no interior. Foram 221 cursos distribuídos pela capital e demais subsecções onde a escola atua.
 
Todos os cursos levam temas indispensáveis para a prática da advocacia e para o estudo da ciência jurídica, mas nem sempre é possível levar a uma mesma matéria para toda a advocacia cearense. Antenada com as demandas dos advogados do Ceará, a ESA/CE, inicia o projeto ESA na Estrada. A iniciativa consiste em percorrer, a cada semestre, todas as subsecções do Estado com pelo menos um tema de relevância para a capacitação e o aperfeiçoamento profissional dos advogados do Ceará. Na pauta de lançamento, está o curso sobre Cálculos Trabalhista, ministrado pelo professor Rafael Sales, especialista em Direito e Processo do Trabalho. 
 
Para o Diretor Executivo da ESA/CE, “o projeto ESA na Estrada é parte da política de interiorização da ESA-CE, que oferta cursos em todo o Estado, respondendo a uma demanda da própria advocacia colhida por ocasião da OAB Itinerante, quando percorremos todas as subseções dialogando com a advocacia alencarina. Reafirmamos o compromisso de promovermos aprimoramento irrestrito, técnico e intelectual e esperamos fortalecer ainda mais os laços de interação com a classe”. 
 
LANÇAMENTO DOS CURSOS
A primeira subsecção a ser visitada, e que já está com inscrições abertas, será Crateús, no dia 5 de maio, a partir das 8h. As subseções de Juazeiro do Norte, Crato e Cariri Oriental receberão o ESA na Estrada na segunda quinzena de junho. As demais subsecções terão suas datas agendadas dentro do período de seis meses. É a ESA levando conhecimento onde o aluno está.